Notícias

12/01/2021

Vendas de cimento cresceram 10,9% em 2020, informa sindicato da indústria

Em um ano difícil, marcado pela pandemia do coronavírus, as vendas de cimento no país tiveram desempenho inesperado

Em um ano difícil, marcado pela pandemia do coronavírus, as vendas de cimento no país tiveram desempenho inesperado. O volume comercializado cresceu 10,9%, em 2020, ante o ano anterior, para 60,8 milhões de toneladas, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

“Foi um desempenho absolutamente surpreendente", disse ao Valor o presidente do SNIC, Paulo Camillo Penna, ao divulgar os números do ano passado e apontar as perspectivas do setor para 2021.

No início do ano passado, a entidade que representa as fabricantes de cimento projetava alta de 3% nas vendas. Em abril, após forte queda da demanda, a estimativa passou a ser de retração de 7% a 9%. Com a retomada gradual a partir de maio e a forte expansão de quase 27% em junho, na comparação anual, a expectativa se inverteu completamente e voltou a ser de crescimento.

O total de 60,8 milhões de toneladas comercializadas possibilitou que o setor cimenteiro retomasse o patamar de vendas dos 12 meses encerrados em junho de 2016.

De acordo com Penna, a concessão do auxílio emergencial a uma parcela da população, a autoconstrução residencial e comercial e as obras imobiliárias explicam o desempenho alcançado pelo setor.

Em dezembro, as vendas aumentaram 16,6%, ante o mesmo mês de 2019, para 4,7 milhões de toneladas. Por dia útil, porém, houve redução de 13,2% da comercialização do insumo, para 208,4 mil toneladas, no mês em relação a novembro. Desde setembro, o auxílio emergencial foi reduzido pela metade e foi encerrado no fim do ano.

Para 2021, diante de incertezas em relação à pandemia de covid-19 e macroeconômicas, o SNIC projeta expansão de 1% do volume vendido de cimento. "A vacina é fundamental para a retomada da economia, seguida pelas reformas estruturantes, com destaque para a administrativa e a tributária", afirma Penna, acrescentando que há preocupação que a situação atual da pandemia se agrave devido às festas de fim de ano.

O representante setorial destaca também que as vendas de cimento serão afetadas, em 2021, também pelo desempenho do programa habitacional Casa Verde Amarela e pelas obras decorrentes do marco regulatório do saneamento.

“A indústria assegura a continuidade do abastecimento de cimento para todas as regiões do Brasil”, diz o presidente do SNIC. Segundo ele, fornos vê sendo religados pelo país conforme a demanda, bem como unidades de moagem.

Hoje, o setor conta com capacidade instalada de 94 milhões de toneladas de cimento. Encerrou 2020 com utilização de 65% dessa capacidade das cimenteiras (54 fábricas integradas e 39 moagens). “Toda a produção é direcionada para atender ao mercado interno”, afirmou.

FONTE: VALOR ECONôMICO