Jornalismo

Prêmio Abecip de Jornalismo
Abecip premia as melhores reportagens de 2023

A Abecip realizou em 19 de outubro de 2023 a cerimônia de entrega dos troféus e certificados aos jornalistas vencedores do 20° Prêmio Abecip de Jornalismo, durante um jantar no Boulevard JK, da Casa Bisutti. 

A comissão julgadora selecionou as onze reportagens que mais se destacaram na cobertura do crédito imobiliário e do mercado. A TV Cabo Branco, filiada da Rede Globo na Paraíba, foi escolhida como Veículo do Ano.

O júri foi formado por quatro jornalistas especializados na área de Finanças: Cristina Canas (Agência Estado), Fabio Pahim (Abecip), Raquel Landim (CNN Brasil) e José Roberto Nassar (presidente do júri), além de três especialistas em economia e crédito imobiliário, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, o presidente da Abecip, José Ramos Rocha Neto, e o diretor-executivo da Abecip, Filipe Pontual. 

Este ano, a Abecip recebeu 94 inscrições de matérias publicadas em jornais e revistas e veiculadas em rádios, TV’s e internet em várias regiões do país, que concorreram em três categorias: 

-  O crédito imobiliário no Brasil e no mundo;

-  Fontes de recursos para o crédito imobiliário; 

- Segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social na construção civil.

O jornalista, escritor e âncora do Jornal da CBN, Milton Jung, foi o palestrante deste ano e trouxe a sua visão sobre o jornalismo atual, as notícias que se disseminam rapidamente nas redes sociais, as fake news e a responsabilidade que cada um deve ter ao postar e respostar informações. “Hoje, cada um de nós, com o celular, pode ser um jornalista propagador de notícias”, disse. 

Jung ressaltou também a importância de nos adaptarmos, cada vez mais, a um mercado de trabalho em constante mudança. “Quem manter a soberba e não estiver constantemente aprendendo e atualizando-se, vai ficar para trás”, completou.  

O Prêmio Abecip de Jornalismo teve início em 2003, com o objetivo de reconhecer e premiar jornalistas e veículos que trabalham para noticiar o crédito imobiliário e o mercado, de maneira clara e direta, levando informação de qualidade à população. 

Confira os ganhadores:

Ariane Brione; Gustavo Justino, Gianvitor Dias e Guilherme Romero - Podcast Meu Pedaço/G1

Circe Alfredo Bonatelli Neto - Broadcast/Agência Estado

Hebert Araújo e Bernardo Scotti - TV Cabo Branco/Rede Globo

Joab da Silva Alves e Diego Martinelly – TV Asa Branca/Rede Globo

Leno Falk - Agência Radioweb

Lorena Malucelli Pelanda - Rádio BandNews FM

Matheus Piovesana e Thaís Barcellos - Broadcast/Agência Estado

Marília Almeida e Graziela Valenti - Revista Exame

Queila Ariadne, Lucas Morais, Cristiana Andrade, Fred Magno,  Janaina Panicalli, Reinaldo Dias, Andrea Viana e  Rose Braga - Jornal O Tempo

Raphaela Ribas - O Globo

Sérgio Tauhata Ynemine - Valor Econômico

Veículo do Ano: TV Cabo Branco/Rede Globo


E lá se vão 20 anos... Até 2024! 

19ª Prêmio Abecip de Jornalismo

Após dois anos de pausa nos eventos presenciais, a Abecip realizou o seu 19º Prêmio de Jornalismo no dia 20 de outubro no formato presencial.

Autoridades, empresários do mercado imobiliário, da construção civil e do setor financeiro, e os jornalistas ganhadores, vindos de diferentes regiões do país, participaram do jantar de premiação.

Onze reportagens foram escolhidas entre as 71 inscritas. O Diário do Nordeste ganhou como Veículo do Ano.

Durante sua palestra, o jornalista e analista internacional da CNN Brasil e colunista do Estado de S.Paulo, Lourival Sant'Anna, falou sobre os desafios do Brasil no atual cenário geopolítico e contou um pouco de sua experiência como correspondente de guerra.

A Abecip se sente orgulhosa e feliz em prestigiar a imprensa brasileira. Como disse o presidente da Abecip, José Ramos Rocha Neto, em sua fala:

"Graças à Imprensa, o Brasil pode ter uma democracia digna desse nome. Sem essa imprensa, segredos ficariam longe das vistas da população, como nos países totalitários em que jornalistas são presos, deportados ou até mortos. Sem uma imprensa independente e forte, poderíamos ser levados a caminhos intransitáveis."

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

Ana Luiza Amgarten Tieghi - Folha de S.Paulo

Anna Heloisa de Vasconcelos, Carolina Mesquita e Bruna Damasceno - Diário do Nordeste

Alice Cristiny Ferreira de Souza - Revista Azmina

Hebert Lenin de Araújo Pereira, Josimar Diniz, Wendel Limeira e Joalisson Douglas - TV Cabo Branco

Lucas Matheus Santos Moraes - Jornal do Commercio

Matheus Piovesana, Thaís Barcellos e Circe Bonatelli - Estadão Broadcast

Queila Ariadne, Tatiana Lagoa, Ana Luiza Bongiovani, Rafael Rocha- O Tempo

Raphaela Souza Ribas, Geralda Doca, Pollyanna Brêtas e Roberta de Souza - O Globo

Wellington Carvalho - Info Money

Lorena Malucelli Pelanda - Rádio Band News FM

Sérgio Tauhata Ynemine - Valor Econômico

Veículo do ano - Diário do Nordeste

18° Prêmio Abecip de Jornalismo

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega à maioridade retratando a história de modernização e crescimento do crédito imobiliário no Brasil. Em 2003 os financiamentos equivaliam a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), já em 2021 esse número saltou para quase 10%, avançando em ritmo sustentável e permitindo que cerca de 600 mil famílias realizem a cada ano o sonho da casa própria. Promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), é um dos mais tradicionais e longevos prêmios ao trabalho da imprensa no país. Em sua 18ª edição, destaca onze reportagens, sendo dez prêmios, um grande prêmio e um veículo do ano.

“O setor tem uma complexidade, uma especificidade, que a imprensa especializada consegue traduzir para a sociedade, seja com reportagens de educação financeira, trabalhos investigativos ou análises que trazem para o público em geral as profundas transformações pelas quais o nosso mercado vem passando”, afirma Cristiane Portella, presidente da Abecip.

As reportagens vencedoras em 2021 foram selecionadas entre 71 inscritas, em três categorias: crédito imobiliário e o mercado de imóveis, fontes de recursos para o financiamento imobiliário e segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social da construção civil. O júri é composto por sete pessoas, a maioria sem vínculo profissional com a Abecip.

Os trabalhos vencedores de 2021 foram veiculados em jornais, revistas, sites, emissoras de TV e de rádio, de cinco estados diferentes: Ceará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Mercado disputado

Fundada em 1967, com a missão de desempenhar papel decisivo na estruturação do crédito imobiliário do país, a entidade lançou o Prêmio Abecip de Jornalismo em 2003, para promover o debate público sobre um segmento de crédito que havia enfrentado o desafio da hiperinflação dos anos 1980 e que é muito relevante para a população, além de ter enorme potencial de crescimento, a exemplo do que se verifica em inúmeros países de todo o mundo.

A iniciativa contribuiu para um aumento do conhecimento sobre um setor que já apresentava grandes inovações, como a criação de mecanismos testados e aprovados em outras áreas de atividade, caso da alienação fiduciária e do patrimônio de afetação. Esses instrumentos jurídicos conferiram ampla segurança para mutuários, incorporadores e financiadores, o que tornou possível o avanço firme da atividade. Em plena pandemia, o crédito imobiliário concedido pelos bancos que captam recursos vias cadernetas de poupança tem batido recordes.

Há um aumento consistente do crédito e da concorrência entre os players, avalia Cristiane Portella. “A abertura promovida pelo Banco Central tem forjado um mercado mais próspero. Esse fator, aliado ao crescimento do crédito disponível, gera uma disputa de mercado intensa, em benefício do mutuário final, que passa a contar com melhores produtos a preços mais competitivos”.

O financiamento imobiliário é um catalisador para o setor, diz Filipe Pontual, diretor-executivo da Abecip. “Tem papel crucial para toda cadeia de produção, que resulta na capacidade de oferecer moradia para as famílias brasileiras”.

Em 18 anos de premiação, centenas de jornalistas de todo Brasil se inscreveram no Prêmio Abecip de Jornalismo. Ao todo, mais de 220 reportagens foram agraciadas.

Até 2019, as premiações foram presenciais, em concorridas cerimônias. No biênio 2020/2021, optou-se pela forma remota, em decorrência da pandemia. “O Prêmio Abecip de Jornalismo se tornou uma tradição no setor”, enfatiza Pontual. “Convidamos desde já os membros da imprensa a participar da 19ª edição, a ser realizada em 2022”, anuncia.

 

Confira agora a lista completa dos vencedores do Prêmio Abecip de Jornalismo

 Priscila Yazbek – Infomoney (SP) – 7 passos para negociar as dívidas, juntar dinheiro e começar a investir em 2021

 Zuila Frutuoso, David Duarte, Ewerton Lima – TV Cabo Branco (PB) – Volta por cima: Mesmo na pandemia, mercado imobiliário aquece na Paraíba

 Lorena Malucelli Pelanda – Rádio Band News FM (PR) – Setor imobiliário comemora expansão em plena pandemia

 Cassia Regina Rocha de Almeida – O Globo (RJ) – País fica sem politica para 42% das famílias sem casa

 Karla Mamona, Marcelo Sakate, Bianca Alvarenga, Marilia Almeida, Beatriz Quesada – Exame (SP) – A nova onda dos imóveis/Tendências de Compras/Fundos Imobiliários

 Fernanda Guimarães – O Estado de S.Paulo (SP) – Venda de imóvel reforça caixa de empresas

 Isabela D'Azevedo Leite, Julia Affonso, Leandro Matozo, Cadu Novaes – GloboNews/G1 (SP) – Receita identifica irregularidades em fundos imobiliários que causaram prejuízo de até R$ 550 milhões

 Circe Bonatelli – Agência Estado (SP) – ‘Fintequização’ faz imobiliáris concorrerem com banco – e receita financeira explode

 Sergio Tauhata Ynemine – Valor Econômico (SP) – Selic Mais Alta Pressiona Taxa do Crédito Imobiliário

 Amanda Lemos, Fernanda Brigatti – Folha de S.Paulo (SP) – Corrida por entrega rápida aumenta demanda por galpões industriais

 Irna Cavalcante – O Povo (CE) – Mesmo com pandemia, Grande Fortaleza vive no mercado imobiliário

 Veículo do Ano – Diário do Nordeste (CE)

17ª PRÊMIO ABECIP DE JORNALISMO

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega em 2020 à 17.ª edição. Nestas quase duas décadas, desde seu lançamento na gestão Décio Tenerello como presidente da entidade, atraiu milhares de trabalhos e conferiu centenas de premiações aos mais diversos jornalistas e órgãos de comunicação do país.

O prêmio engloba três categorias. Neste ano, foi introduzido o tema da pandemia e do seu impacto sobre os mercados de crédito imobiliário e de imóveis. Será possível, assim, constatar o enorme trabalho desenvolvido pela imprensa para cobrir a crise sanitária e econômica mais aguda desde a II guerra mundial.

Ao longo de sua história, o prêmio Abecip preservou as características básicas que nortearam sua criação: mirar as diversas mídias (impressa, rádio, tv e internet), destacar os veículos que deram maior ênfase à habitação e ter abrangência nacional.

Trata-se, acima de tudo, de uma oportunidade para abrir espaço para o intercâmbio entre os agentes financeiros e a imprensa. Nos encontros anuais de premiação, os profissionais e as equipes laureadas são homenageadas no dia da imprensa do crédito imobiliário, como a Abecip designa o evento.

O corpo de jurados mostra o sentido de continuidade do prêmio e da preservação da memória da Abecip. Três dos sete jurados participaram de todas as premiações: José Roberto Nassar, presidente do júri, Gustavo Loyola, ex-presidente do banco central, e o jornalista Fábio Pahim Jr. Além deles, participam do júri a presidente da Abecip, Cristiane Portella, jornalistas convidados como Raquel Landim e Cristina Canas, e o diretor executivo da Abecip, Filipe Pontual.

O prêmio Abecip inclui-se entre os pontos altos da vida da entidade. Assim foi tratado em todas as últimas gestões da Abecip, nas presidências Décio Tenerello, Luiz Antonio França,Octavio de Lazari Junior, Gilberto Duarte de abreu filho e, agora, na gestão da presidente Cristiane Portella.

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

 Bianca Precoppe Pinto Lima, João Paulo Machado e Vanessa Silvestre – GloboNews – “Mercado imobiliário contraria crise e aquece na pandemia”

 Cássia Almeida e Henrique Gomes Batista – O Globo – “Imóveis pós-pandemia, o novo nobre, espaço começa a valer mais que localização”

 Circe Bonatelli e André Vieira – Estadão Broadcast – “Evento fortuito e força maior não são razões para se rasgar contratos”

 Fernanda Guimarães – Estadão Broadcast – “Especial: Após baque com pandemia, setor imobiliário pode captar até R$ 15 bi na B3”

 Isabela Bolzani – “Febre das reformas em casa amplia faturamento do setor de construção” - Valor Econômico

Isabel Filgueiras - Valor Investe – “Como o Brasil bateu todos os recordes de captação de poupança no meio da crise?”

 Lucas Moraes - Jornal do Commercio – “Na habitação, o que já era ruim ficou pior”

 Sharon Jeanine Abdalla – Gazeta do Povo – “Juros baixos e crédito impulsionam intenção de compra de imóvel, que volta a patamar pré pandemia”

 Sergio Tauhata – Valor Econômico – “Queda de juros pode triplicar acesso ao crédito imobiliário”

 Talita Moreira – Valor Econômico – “Crédito imobiliário surpreende com ritmo superior ao pré-crise”

 Grande Prêmio: Queila Ariadne e Flávio Tavares – Jornal O TEMPO – “Depois daquela chuva: Tragédia escancara problema do déficit habitacional do país”

 Menção Honrosa: Raphaela Ribas – O Globo – “Vida após a morte o calvário dos papéis”

 Veículo do ano: Estadão Broadcast

A Abecip realizou em 19 de outubro de 2023 a cerimônia de entrega dos troféus e certificados aos jornalistas vencedores do 20° Prêmio Abecip de Jornalismo, durante um jantar no Boulevard JK, da Casa Bisutti. 

A comissão julgadora selecionou as onze reportagens que mais se destacaram na cobertura do crédito imobiliário e do mercado. A TV Cabo Branco, filiada da Rede Globo na Paraíba, foi escolhida como Veículo do Ano.

O júri foi formado por quatro jornalistas especializados na área de Finanças: Cristina Canas (Agência Estado), Fabio Pahim (Abecip), Raquel Landim (CNN Brasil) e José Roberto Nassar (presidente do júri), além de três especialistas em economia e crédito imobiliário, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, o presidente da Abecip, José Ramos Rocha Neto, e o diretor-executivo da Abecip, Filipe Pontual. 

Este ano, a Abecip recebeu 94 inscrições de matérias publicadas em jornais e revistas e veiculadas em rádios, TV’s e internet em várias regiões do país, que concorreram em três categorias: 

-  O crédito imobiliário no Brasil e no mundo;

-  Fontes de recursos para o crédito imobiliário; 

- Segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social na construção civil.

O jornalista, escritor e âncora do Jornal da CBN, Milton Jung, foi o palestrante deste ano e trouxe a sua visão sobre o jornalismo atual, as notícias que se disseminam rapidamente nas redes sociais, as fake news e a responsabilidade que cada um deve ter ao postar e respostar informações. “Hoje, cada um de nós, com o celular, pode ser um jornalista propagador de notícias”, disse. 

Jung ressaltou também a importância de nos adaptarmos, cada vez mais, a um mercado de trabalho em constante mudança. “Quem manter a soberba e não estiver constantemente aprendendo e atualizando-se, vai ficar para trás”, completou.  

O Prêmio Abecip de Jornalismo teve início em 2003, com o objetivo de reconhecer e premiar jornalistas e veículos que trabalham para noticiar o crédito imobiliário e o mercado, de maneira clara e direta, levando informação de qualidade à população. 

Confira os ganhadores:

Ariane Brione; Gustavo Justino, Gianvitor Dias e Guilherme Romero - Podcast Meu Pedaço/G1

Circe Alfredo Bonatelli Neto - Broadcast/Agência Estado

Hebert Araújo e Bernardo Scotti - TV Cabo Branco/Rede Globo

Joab da Silva Alves e Diego Martinelly – TV Asa Branca/Rede Globo

Leno Falk - Agência Radioweb

Lorena Malucelli Pelanda - Rádio BandNews FM

Matheus Piovesana e Thaís Barcellos - Broadcast/Agência Estado

Marília Almeida e Graziela Valenti - Revista Exame

Queila Ariadne, Lucas Morais, Cristiana Andrade, Fred Magno,  Janaina Panicalli, Reinaldo Dias, Andrea Viana e  Rose Braga - Jornal O Tempo

Raphaela Ribas - O Globo

Sérgio Tauhata Ynemine - Valor Econômico

Veículo do Ano: TV Cabo Branco/Rede Globo


E lá se vão 20 anos... Até 2024! 

Após dois anos de pausa nos eventos presenciais, a Abecip realizou o seu 19º Prêmio de Jornalismo no dia 20 de outubro no formato presencial.

Autoridades, empresários do mercado imobiliário, da construção civil e do setor financeiro, e os jornalistas ganhadores, vindos de diferentes regiões do país, participaram do jantar de premiação.

Onze reportagens foram escolhidas entre as 71 inscritas. O Diário do Nordeste ganhou como Veículo do Ano.

Durante sua palestra, o jornalista e analista internacional da CNN Brasil e colunista do Estado de S.Paulo, Lourival Sant'Anna, falou sobre os desafios do Brasil no atual cenário geopolítico e contou um pouco de sua experiência como correspondente de guerra.

A Abecip se sente orgulhosa e feliz em prestigiar a imprensa brasileira. Como disse o presidente da Abecip, José Ramos Rocha Neto, em sua fala:

"Graças à Imprensa, o Brasil pode ter uma democracia digna desse nome. Sem essa imprensa, segredos ficariam longe das vistas da população, como nos países totalitários em que jornalistas são presos, deportados ou até mortos. Sem uma imprensa independente e forte, poderíamos ser levados a caminhos intransitáveis."

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

Ana Luiza Amgarten Tieghi - Folha de S.Paulo

Anna Heloisa de Vasconcelos, Carolina Mesquita e Bruna Damasceno - Diário do Nordeste

Alice Cristiny Ferreira de Souza - Revista Azmina

Hebert Lenin de Araújo Pereira, Josimar Diniz, Wendel Limeira e Joalisson Douglas - TV Cabo Branco

Lucas Matheus Santos Moraes - Jornal do Commercio

Matheus Piovesana, Thaís Barcellos e Circe Bonatelli - Estadão Broadcast

Queila Ariadne, Tatiana Lagoa, Ana Luiza Bongiovani, Rafael Rocha- O Tempo

Raphaela Souza Ribas, Geralda Doca, Pollyanna Brêtas e Roberta de Souza - O Globo

Wellington Carvalho - Info Money

Lorena Malucelli Pelanda - Rádio Band News FM

Sérgio Tauhata Ynemine - Valor Econômico

Veículo do ano - Diário do Nordeste

Fotos

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega à maioridade retratando a história de modernização e crescimento do crédito imobiliário no Brasil. Em 2003 os financiamentos equivaliam a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), já em 2021 esse número saltou para quase 10%, avançando em ritmo sustentável e permitindo que cerca de 600 mil famílias realizem a cada ano o sonho da casa própria. Promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), é um dos mais tradicionais e longevos prêmios ao trabalho da imprensa no país. Em sua 18ª edição, destaca onze reportagens, sendo dez prêmios, um grande prêmio e um veículo do ano.

“O setor tem uma complexidade, uma especificidade, que a imprensa especializada consegue traduzir para a sociedade, seja com reportagens de educação financeira, trabalhos investigativos ou análises que trazem para o público em geral as profundas transformações pelas quais o nosso mercado vem passando”, afirma Cristiane Portella, presidente da Abecip.

As reportagens vencedoras em 2021 foram selecionadas entre 71 inscritas, em três categorias: crédito imobiliário e o mercado de imóveis, fontes de recursos para o financiamento imobiliário e segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social da construção civil. O júri é composto por sete pessoas, a maioria sem vínculo profissional com a Abecip.

Os trabalhos vencedores de 2021 foram veiculados em jornais, revistas, sites, emissoras de TV e de rádio, de cinco estados diferentes: Ceará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Mercado disputado

Fundada em 1967, com a missão de desempenhar papel decisivo na estruturação do crédito imobiliário do país, a entidade lançou o Prêmio Abecip de Jornalismo em 2003, para promover o debate público sobre um segmento de crédito que havia enfrentado o desafio da hiperinflação dos anos 1980 e que é muito relevante para a população, além de ter enorme potencial de crescimento, a exemplo do que se verifica em inúmeros países de todo o mundo.

A iniciativa contribuiu para um aumento do conhecimento sobre um setor que já apresentava grandes inovações, como a criação de mecanismos testados e aprovados em outras áreas de atividade, caso da alienação fiduciária e do patrimônio de afetação. Esses instrumentos jurídicos conferiram ampla segurança para mutuários, incorporadores e financiadores, o que tornou possível o avanço firme da atividade. Em plena pandemia, o crédito imobiliário concedido pelos bancos que captam recursos vias cadernetas de poupança tem batido recordes.

Há um aumento consistente do crédito e da concorrência entre os players, avalia Cristiane Portella. “A abertura promovida pelo Banco Central tem forjado um mercado mais próspero. Esse fator, aliado ao crescimento do crédito disponível, gera uma disputa de mercado intensa, em benefício do mutuário final, que passa a contar com melhores produtos a preços mais competitivos”.

O financiamento imobiliário é um catalisador para o setor, diz Filipe Pontual, diretor-executivo da Abecip. “Tem papel crucial para toda cadeia de produção, que resulta na capacidade de oferecer moradia para as famílias brasileiras”.

Em 18 anos de premiação, centenas de jornalistas de todo Brasil se inscreveram no Prêmio Abecip de Jornalismo. Ao todo, mais de 220 reportagens foram agraciadas.

Até 2019, as premiações foram presenciais, em concorridas cerimônias. No biênio 2020/2021, optou-se pela forma remota, em decorrência da pandemia. “O Prêmio Abecip de Jornalismo se tornou uma tradição no setor”, enfatiza Pontual. “Convidamos desde já os membros da imprensa a participar da 19ª edição, a ser realizada em 2022”, anuncia.

 

Confira agora a lista completa dos vencedores do Prêmio Abecip de Jornalismo

 Priscila Yazbek – Infomoney (SP) – 7 passos para negociar as dívidas, juntar dinheiro e começar a investir em 2021

 Zuila Frutuoso, David Duarte, Ewerton Lima – TV Cabo Branco (PB) – Volta por cima: Mesmo na pandemia, mercado imobiliário aquece na Paraíba

 Lorena Malucelli Pelanda – Rádio Band News FM (PR) – Setor imobiliário comemora expansão em plena pandemia

 Cassia Regina Rocha de Almeida – O Globo (RJ) – País fica sem politica para 42% das famílias sem casa

 Karla Mamona, Marcelo Sakate, Bianca Alvarenga, Marilia Almeida, Beatriz Quesada – Exame (SP) – A nova onda dos imóveis/Tendências de Compras/Fundos Imobiliários

 Fernanda Guimarães – O Estado de S.Paulo (SP) – Venda de imóvel reforça caixa de empresas

 Isabela D'Azevedo Leite, Julia Affonso, Leandro Matozo, Cadu Novaes – GloboNews/G1 (SP) – Receita identifica irregularidades em fundos imobiliários que causaram prejuízo de até R$ 550 milhões

 Circe Bonatelli – Agência Estado (SP) – ‘Fintequização’ faz imobiliáris concorrerem com banco – e receita financeira explode

 Sergio Tauhata Ynemine – Valor Econômico (SP) – Selic Mais Alta Pressiona Taxa do Crédito Imobiliário

 Amanda Lemos, Fernanda Brigatti – Folha de S.Paulo (SP) – Corrida por entrega rápida aumenta demanda por galpões industriais

 Irna Cavalcante – O Povo (CE) – Mesmo com pandemia, Grande Fortaleza vive no mercado imobiliário

 Veículo do Ano – Diário do Nordeste (CE)

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega em 2020 à 17.ª edição. Nestas quase duas décadas, desde seu lançamento na gestão Décio Tenerello como presidente da entidade, atraiu milhares de trabalhos e conferiu centenas de premiações aos mais diversos jornalistas e órgãos de comunicação do país.

O prêmio engloba três categorias. Neste ano, foi introduzido o tema da pandemia e do seu impacto sobre os mercados de crédito imobiliário e de imóveis. Será possível, assim, constatar o enorme trabalho desenvolvido pela imprensa para cobrir a crise sanitária e econômica mais aguda desde a II guerra mundial.

Ao longo de sua história, o prêmio Abecip preservou as características básicas que nortearam sua criação: mirar as diversas mídias (impressa, rádio, tv e internet), destacar os veículos que deram maior ênfase à habitação e ter abrangência nacional.

Trata-se, acima de tudo, de uma oportunidade para abrir espaço para o intercâmbio entre os agentes financeiros e a imprensa. Nos encontros anuais de premiação, os profissionais e as equipes laureadas são homenageadas no dia da imprensa do crédito imobiliário, como a Abecip designa o evento.

O corpo de jurados mostra o sentido de continuidade do prêmio e da preservação da memória da Abecip. Três dos sete jurados participaram de todas as premiações: José Roberto Nassar, presidente do júri, Gustavo Loyola, ex-presidente do banco central, e o jornalista Fábio Pahim Jr. Além deles, participam do júri a presidente da Abecip, Cristiane Portella, jornalistas convidados como Raquel Landim e Cristina Canas, e o diretor executivo da Abecip, Filipe Pontual.

O prêmio Abecip inclui-se entre os pontos altos da vida da entidade. Assim foi tratado em todas as últimas gestões da Abecip, nas presidências Décio Tenerello, Luiz Antonio França,Octavio de Lazari Junior, Gilberto Duarte de abreu filho e, agora, na gestão da presidente Cristiane Portella.

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

 Bianca Precoppe Pinto Lima, João Paulo Machado e Vanessa Silvestre – GloboNews – “Mercado imobiliário contraria crise e aquece na pandemia”

 Cássia Almeida e Henrique Gomes Batista – O Globo – “Imóveis pós-pandemia, o novo nobre, espaço começa a valer mais que localização”

 Circe Bonatelli e André Vieira – Estadão Broadcast – “Evento fortuito e força maior não são razões para se rasgar contratos”

 Fernanda Guimarães – Estadão Broadcast – “Especial: Após baque com pandemia, setor imobiliário pode captar até R$ 15 bi na B3”

 Isabela Bolzani – “Febre das reformas em casa amplia faturamento do setor de construção” - Valor Econômico

Isabel Filgueiras - Valor Investe – “Como o Brasil bateu todos os recordes de captação de poupança no meio da crise?”

 Lucas Moraes - Jornal do Commercio – “Na habitação, o que já era ruim ficou pior”

 Sharon Jeanine Abdalla – Gazeta do Povo – “Juros baixos e crédito impulsionam intenção de compra de imóvel, que volta a patamar pré pandemia”

 Sergio Tauhata – Valor Econômico – “Queda de juros pode triplicar acesso ao crédito imobiliário”

 Talita Moreira – Valor Econômico – “Crédito imobiliário surpreende com ritmo superior ao pré-crise”

 Grande Prêmio: Queila Ariadne e Flávio Tavares – Jornal O TEMPO – “Depois daquela chuva: Tragédia escancara problema do déficit habitacional do país”

 Menção Honrosa: Raphaela Ribas – O Globo – “Vida após a morte o calvário dos papéis”

 Veículo do ano: Estadão Broadcast