Jornalismo

Prêmio Abecip de Jornalismo
20º Prêmio Abecip de Jornalismo

 Regulamento do 20º Prêmio Abecip de Jornalismo

Art. 1º. Poderão concorrer ao Prêmio Abecip de Jornalismo de 2023 os trabalhos publicados ou reproduzidos por jornais, revistas, portais, sites, blogs, rádio e TV, em língua portuguesa, na mídia de circulação nacional ou de expressão regional, entre 13/09/2022 e 10/09/2023.

Art. 2º. Estarão inscritos os trabalhos enviados à Abecip entre 03/07/2023 até 10/09/2023 com a ficha de inscrição (disponível no site) preenchida com todos os dados e cópia da matéria.

Parágrafo 1º. No caso de matérias em equipe, os nomes dos integrantes devem constar da ficha de inscrição. Cada ficha corresponde a uma matéria.

Parágrafo 2º. Nas matérias de internet, devem ser enviadas cópias autênticas, com o desenho original, como foram publicadas nas páginas do veículo ou site.

Art. 3º. O Prêmio Abecip de Jornalismo está dividido em três categorias, devendo o autor indicar a categoria a que o trabalho concorrerá, sendo vedada a inscrição de um mesmo trabalho em mais de uma categoria. As categorias são:

 

·   O crédito imobiliário no Brasil e no mundo. Impactos da inflação, dos juros e perspectivas quanto à oferta e a demanda de imóveis, incluindo PIB e crédito imobiliário no exterior e no Brasil e evolução das carteiras de crédito imobiliário dos bancos.

 

·   Fontes de recursos para o financiamento imobiliário: matérias sobre temas relacionados a Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs), cadernetas de poupança, FGTS, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Cédulas de Crédito Imobiliário (CCIs) e outras modalidades de funding do setor, inclusive recursos destinados à aquisição ou à construção de imóveis, concedidos a pessoas físicas ou a empresas incorporadoras para a construção e comercialização de empreendimentos.

 

·   Segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social. Impacto da renovação do sistema cartorial, no tocante à digitalização e operações não presenciais, em especial do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), além do novo marco do sistema de garantias, que permite a segunda hipoteca de imóvel financiado. Respeito aos contratos em períodos de crise. A ênfase nas preocupações ambientais em todas as atividades, inclusive a construção. Princípios legais que regem o crédito imobiliário.

 

Art. 4º. Serão premiadas até 10 (dez) matérias, cada qual fazendo jus a um prêmio no valor de R$ 6.200,00 (seis mil e duzentos reais), mais o Grande Prêmio Abecip de Jornalismo, no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), conferido à matéria de maior destaque entre as publicadas no período de abrangência da premiação.

 

Parágrafo 1º. Os valores dos prêmios são brutos. Impostos serão retidos na fonte.

 

Parágrafo 2º. A Abecip poderá conceder menção honrosa com ou sem premiação em dinheiro.

 

Parágrafo 3º. Poderão se inscrever matérias publicadas nas versões impressa ou online de jornais, revistas, rádios, TV e sites. Também serão aceitas reportagens multimídia. Fica a critério do júri a distribuição dos prêmios, independentemente da mídia utilizada, com ou sem proporcionalidade entre o número de prêmios e as categorias a que concorrerem.

 

Art. 5º. Poderá ser conferido um troféu ao veículo que maior destaque tiver dado ao financiamento imobiliário como instrumento do desenvolvimento econômico.

 

Art. 6º. Além da premiação em dinheiro, os premiados receberão troféu e um certificado pela participação, com a informação da colocação e categoria na qual foram escolhidos.

 

Art. 7º. A premiação será conferida por uma comissão julgadora formada por sete (7) pessoas, entre as quais especialistas renomados em crédito imobiliário e jornalistas profissionais de grande reputação, dos quais um será coordenador e terá voto de desempate. Os nomes dos vencedores serão anunciados no segundo semestre de 2023.

Parágrafo único. As decisões da comissão não comportam recurso.

Art. 8º. Os trabalhos serão avaliados pelos critérios de inovação, originalidade, abordagem, amplitude e contribuição crítica do(s) autor(es). Não serão considerados os textos associados à publicidade ou promoção de empresas, pessoas, agremiações e partidos políticos, excluindo-se, ainda, textos contendo denúncias sem comprovação ou ofensivas a pessoas e instituições.

 

Art. 9º. Os textos assinados com pseudônimo ou sem assinatura deverão ser acompanhados de declaração da direção do veículo ou do editor atestando a autoria.

 

Art. 10º. A Abecip poderá publicar os trabalhos vencedores com a menção dos nomes dos jornalistas, dos veículos, data e contexto da publicação, sem quaisquer ônus para a associação.

 

Art. 11º. Não poderão concorrer jornalistas sob qualquer forma vinculados à Abecip ou aos associados da entidade.

 

Art. 12º. A Abecip tem o direito de não conceder premiação nas categorias em que não houver trabalhos considerados pertinentes pela comissão julgadora.

 

Art. 13º. O regulamento geral do Prêmio Abecip de Jornalismo encontra-se na Abecip e no site da entidade.

19ª Prêmio Abecip de Jornalismo

Após dois anos de pausa nos eventos presenciais, a Abecip realizou o seu 19º Prêmio de Jornalismo no dia 20 de outubro no formato presencial.

Autoridades, empresários do mercado imobiliário, da construção civil e do setor financeiro, e os jornalistas ganhadores, vindos de diferentes regiões do país, participaram do jantar de premiação.

Onze reportagens foram escolhidas entre as 71 inscritas. O Diário do Nordeste ganhou como Veículo do Ano.

Durante sua palestra, o jornalista e analista internacional da CNN Brasil e colunista do Estado de S.Paulo, Lourival Sant'Anna, falou sobre os desafios do Brasil no atual cenário geopolítico e contou um pouco de sua experiência como correspondente de guerra.

A Abecip se sente orgulhosa e feliz em prestigiar a imprensa brasileira. Como disse o presidente da Abecip, José Ramos Rocha Neto, em sua fala:

"Graças à Imprensa, o Brasil pode ter uma democracia digna desse nome. Sem essa imprensa, segredos ficariam longe das vistas da população, como nos países totalitários em que jornalistas são presos, deportados ou até mortos. Sem uma imprensa independente e forte, poderíamos ser levados a caminhos intransitáveis."

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

Ana Luiza Amgarten Tieghi - Folha de S.Paulo

Anna Heloisa de Vasconcelos, Carolina Mesquita e Bruna Damasceno - Diário do Nordeste

Alice Cristiny Ferreira de Souza - Revista Azmina

Hebert Lenin de Araújo Pereira, Josimar Diniz, Wendel Limeira e Joalisson Douglas - TV Cabo Branco

Lucas Matheus Santos Moraes - Jornal do Commercio

Matheus Piovesana, Thaís Barcellos e Circe Bonatelli - Estadão Broadcast

Queila Ariadne, Tatiana Lagoa, Ana Luiza Bongiovani, Rafael Rocha- O Tempo

Raphaela Souza Ribas, Geralda Doca, Pollyanna Brêtas e Roberta de Souza - O Globo

Wellington Carvalho - Info Money

Lorena Malucelli Pelanda - Rádio Band News FM

Sérgio Tauhata Ynemine - Valor Econômico

Veículo do ano - Diário do Nordeste

18° Prêmio Abecip de Jornalismo

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega à maioridade retratando a história de modernização e crescimento do crédito imobiliário no Brasil. Em 2003 os financiamentos equivaliam a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), já em 2021 esse número saltou para quase 10%, avançando em ritmo sustentável e permitindo que cerca de 600 mil famílias realizem a cada ano o sonho da casa própria. Promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), é um dos mais tradicionais e longevos prêmios ao trabalho da imprensa no país. Em sua 18ª edição, destaca onze reportagens, sendo dez prêmios, um grande prêmio e um veículo do ano.

“O setor tem uma complexidade, uma especificidade, que a imprensa especializada consegue traduzir para a sociedade, seja com reportagens de educação financeira, trabalhos investigativos ou análises que trazem para o público em geral as profundas transformações pelas quais o nosso mercado vem passando”, afirma Cristiane Portella, presidente da Abecip.

As reportagens vencedoras em 2021 foram selecionadas entre 71 inscritas, em três categorias: crédito imobiliário e o mercado de imóveis, fontes de recursos para o financiamento imobiliário e segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social da construção civil. O júri é composto por sete pessoas, a maioria sem vínculo profissional com a Abecip.

Os trabalhos vencedores de 2021 foram veiculados em jornais, revistas, sites, emissoras de TV e de rádio, de cinco estados diferentes: Ceará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Mercado disputado

Fundada em 1967, com a missão de desempenhar papel decisivo na estruturação do crédito imobiliário do país, a entidade lançou o Prêmio Abecip de Jornalismo em 2003, para promover o debate público sobre um segmento de crédito que havia enfrentado o desafio da hiperinflação dos anos 1980 e que é muito relevante para a população, além de ter enorme potencial de crescimento, a exemplo do que se verifica em inúmeros países de todo o mundo.

A iniciativa contribuiu para um aumento do conhecimento sobre um setor que já apresentava grandes inovações, como a criação de mecanismos testados e aprovados em outras áreas de atividade, caso da alienação fiduciária e do patrimônio de afetação. Esses instrumentos jurídicos conferiram ampla segurança para mutuários, incorporadores e financiadores, o que tornou possível o avanço firme da atividade. Em plena pandemia, o crédito imobiliário concedido pelos bancos que captam recursos vias cadernetas de poupança tem batido recordes.

Há um aumento consistente do crédito e da concorrência entre os players, avalia Cristiane Portella. “A abertura promovida pelo Banco Central tem forjado um mercado mais próspero. Esse fator, aliado ao crescimento do crédito disponível, gera uma disputa de mercado intensa, em benefício do mutuário final, que passa a contar com melhores produtos a preços mais competitivos”.

O financiamento imobiliário é um catalisador para o setor, diz Filipe Pontual, diretor-executivo da Abecip. “Tem papel crucial para toda cadeia de produção, que resulta na capacidade de oferecer moradia para as famílias brasileiras”.

Em 18 anos de premiação, centenas de jornalistas de todo Brasil se inscreveram no Prêmio Abecip de Jornalismo. Ao todo, mais de 220 reportagens foram agraciadas.

Até 2019, as premiações foram presenciais, em concorridas cerimônias. No biênio 2020/2021, optou-se pela forma remota, em decorrência da pandemia. “O Prêmio Abecip de Jornalismo se tornou uma tradição no setor”, enfatiza Pontual. “Convidamos desde já os membros da imprensa a participar da 19ª edição, a ser realizada em 2022”, anuncia.

 

Confira agora a lista completa dos vencedores do Prêmio Abecip de Jornalismo

 Priscila Yazbek – Infomoney (SP) – 7 passos para negociar as dívidas, juntar dinheiro e começar a investir em 2021

 Zuila Frutuoso, David Duarte, Ewerton Lima – TV Cabo Branco (PB) – Volta por cima: Mesmo na pandemia, mercado imobiliário aquece na Paraíba

 Lorena Malucelli Pelanda – Rádio Band News FM (PR) – Setor imobiliário comemora expansão em plena pandemia

 Cassia Regina Rocha de Almeida – O Globo (RJ) – País fica sem politica para 42% das famílias sem casa

 Karla Mamona, Marcelo Sakate, Bianca Alvarenga, Marilia Almeida, Beatriz Quesada – Exame (SP) – A nova onda dos imóveis/Tendências de Compras/Fundos Imobiliários

 Fernanda Guimarães – O Estado de S.Paulo (SP) – Venda de imóvel reforça caixa de empresas

 Isabela D'Azevedo Leite, Julia Affonso, Leandro Matozo, Cadu Novaes – GloboNews/G1 (SP) – Receita identifica irregularidades em fundos imobiliários que causaram prejuízo de até R$ 550 milhões

 Circe Bonatelli – Agência Estado (SP) – ‘Fintequização’ faz imobiliáris concorrerem com banco – e receita financeira explode

 Sergio Tauhata Ynemine – Valor Econômico (SP) – Selic Mais Alta Pressiona Taxa do Crédito Imobiliário

 Amanda Lemos, Fernanda Brigatti – Folha de S.Paulo (SP) – Corrida por entrega rápida aumenta demanda por galpões industriais

 Irna Cavalcante – O Povo (CE) – Mesmo com pandemia, Grande Fortaleza vive no mercado imobiliário

 Veículo do Ano – Diário do Nordeste (CE)

17ª PRÊMIO ABECIP DE JORNALISMO

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega em 2020 à 17.ª edição. Nestas quase duas décadas, desde seu lançamento na gestão Décio Tenerello como presidente da entidade, atraiu milhares de trabalhos e conferiu centenas de premiações aos mais diversos jornalistas e órgãos de comunicação do país.

O prêmio engloba três categorias. Neste ano, foi introduzido o tema da pandemia e do seu impacto sobre os mercados de crédito imobiliário e de imóveis. Será possível, assim, constatar o enorme trabalho desenvolvido pela imprensa para cobrir a crise sanitária e econômica mais aguda desde a II guerra mundial.

Ao longo de sua história, o prêmio Abecip preservou as características básicas que nortearam sua criação: mirar as diversas mídias (impressa, rádio, tv e internet), destacar os veículos que deram maior ênfase à habitação e ter abrangência nacional.

Trata-se, acima de tudo, de uma oportunidade para abrir espaço para o intercâmbio entre os agentes financeiros e a imprensa. Nos encontros anuais de premiação, os profissionais e as equipes laureadas são homenageadas no dia da imprensa do crédito imobiliário, como a Abecip designa o evento.

O corpo de jurados mostra o sentido de continuidade do prêmio e da preservação da memória da Abecip. Três dos sete jurados participaram de todas as premiações: José Roberto Nassar, presidente do júri, Gustavo Loyola, ex-presidente do banco central, e o jornalista Fábio Pahim Jr. Além deles, participam do júri a presidente da Abecip, Cristiane Portella, jornalistas convidados como Raquel Landim e Cristina Canas, e o diretor executivo da Abecip, Filipe Pontual.

O prêmio Abecip inclui-se entre os pontos altos da vida da entidade. Assim foi tratado em todas as últimas gestões da Abecip, nas presidências Décio Tenerello, Luiz Antonio França,Octavio de Lazari Junior, Gilberto Duarte de abreu filho e, agora, na gestão da presidente Cristiane Portella.

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

 Bianca Precoppe Pinto Lima, João Paulo Machado e Vanessa Silvestre – GloboNews – “Mercado imobiliário contraria crise e aquece na pandemia”

 Cássia Almeida e Henrique Gomes Batista – O Globo – “Imóveis pós-pandemia, o novo nobre, espaço começa a valer mais que localização”

 Circe Bonatelli e André Vieira – Estadão Broadcast – “Evento fortuito e força maior não são razões para se rasgar contratos”

 Fernanda Guimarães – Estadão Broadcast – “Especial: Após baque com pandemia, setor imobiliário pode captar até R$ 15 bi na B3”

 Isabela Bolzani – “Febre das reformas em casa amplia faturamento do setor de construção” - Valor Econômico

Isabel Filgueiras - Valor Investe – “Como o Brasil bateu todos os recordes de captação de poupança no meio da crise?”

 Lucas Moraes - Jornal do Commercio – “Na habitação, o que já era ruim ficou pior”

 Sharon Jeanine Abdalla – Gazeta do Povo – “Juros baixos e crédito impulsionam intenção de compra de imóvel, que volta a patamar pré pandemia”

 Sergio Tauhata – Valor Econômico – “Queda de juros pode triplicar acesso ao crédito imobiliário”

 Talita Moreira – Valor Econômico – “Crédito imobiliário surpreende com ritmo superior ao pré-crise”

 Grande Prêmio: Queila Ariadne e Flávio Tavares – Jornal O TEMPO – “Depois daquela chuva: Tragédia escancara problema do déficit habitacional do país”

 Menção Honrosa: Raphaela Ribas – O Globo – “Vida após a morte o calvário dos papéis”

 Veículo do ano: Estadão Broadcast

 Regulamento do 20º Prêmio Abecip de Jornalismo

Art. 1º. Poderão concorrer ao Prêmio Abecip de Jornalismo de 2023 os trabalhos publicados ou reproduzidos por jornais, revistas, portais, sites, blogs, rádio e TV, em língua portuguesa, na mídia de circulação nacional ou de expressão regional, entre 13/09/2022 e 10/09/2023.

Art. 2º. Estarão inscritos os trabalhos enviados à Abecip entre 03/07/2023 até 10/09/2023 com a ficha de inscrição (disponível no site) preenchida com todos os dados e cópia da matéria.

Parágrafo 1º. No caso de matérias em equipe, os nomes dos integrantes devem constar da ficha de inscrição. Cada ficha corresponde a uma matéria.

Parágrafo 2º. Nas matérias de internet, devem ser enviadas cópias autênticas, com o desenho original, como foram publicadas nas páginas do veículo ou site.

Art. 3º. O Prêmio Abecip de Jornalismo está dividido em três categorias, devendo o autor indicar a categoria a que o trabalho concorrerá, sendo vedada a inscrição de um mesmo trabalho em mais de uma categoria. As categorias são:

 

·   O crédito imobiliário no Brasil e no mundo. Impactos da inflação, dos juros e perspectivas quanto à oferta e a demanda de imóveis, incluindo PIB e crédito imobiliário no exterior e no Brasil e evolução das carteiras de crédito imobiliário dos bancos.

 

·   Fontes de recursos para o financiamento imobiliário: matérias sobre temas relacionados a Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs), cadernetas de poupança, FGTS, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Cédulas de Crédito Imobiliário (CCIs) e outras modalidades de funding do setor, inclusive recursos destinados à aquisição ou à construção de imóveis, concedidos a pessoas físicas ou a empresas incorporadoras para a construção e comercialização de empreendimentos.

 

·   Segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social. Impacto da renovação do sistema cartorial, no tocante à digitalização e operações não presenciais, em especial do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), além do novo marco do sistema de garantias, que permite a segunda hipoteca de imóvel financiado. Respeito aos contratos em períodos de crise. A ênfase nas preocupações ambientais em todas as atividades, inclusive a construção. Princípios legais que regem o crédito imobiliário.

 

Art. 4º. Serão premiadas até 10 (dez) matérias, cada qual fazendo jus a um prêmio no valor de R$ 6.200,00 (seis mil e duzentos reais), mais o Grande Prêmio Abecip de Jornalismo, no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), conferido à matéria de maior destaque entre as publicadas no período de abrangência da premiação.

 

Parágrafo 1º. Os valores dos prêmios são brutos. Impostos serão retidos na fonte.

 

Parágrafo 2º. A Abecip poderá conceder menção honrosa com ou sem premiação em dinheiro.

 

Parágrafo 3º. Poderão se inscrever matérias publicadas nas versões impressa ou online de jornais, revistas, rádios, TV e sites. Também serão aceitas reportagens multimídia. Fica a critério do júri a distribuição dos prêmios, independentemente da mídia utilizada, com ou sem proporcionalidade entre o número de prêmios e as categorias a que concorrerem.

 

Art. 5º. Poderá ser conferido um troféu ao veículo que maior destaque tiver dado ao financiamento imobiliário como instrumento do desenvolvimento econômico.

 

Art. 6º. Além da premiação em dinheiro, os premiados receberão troféu e um certificado pela participação, com a informação da colocação e categoria na qual foram escolhidos.

 

Art. 7º. A premiação será conferida por uma comissão julgadora formada por sete (7) pessoas, entre as quais especialistas renomados em crédito imobiliário e jornalistas profissionais de grande reputação, dos quais um será coordenador e terá voto de desempate. Os nomes dos vencedores serão anunciados no segundo semestre de 2023.

Parágrafo único. As decisões da comissão não comportam recurso.

Art. 8º. Os trabalhos serão avaliados pelos critérios de inovação, originalidade, abordagem, amplitude e contribuição crítica do(s) autor(es). Não serão considerados os textos associados à publicidade ou promoção de empresas, pessoas, agremiações e partidos políticos, excluindo-se, ainda, textos contendo denúncias sem comprovação ou ofensivas a pessoas e instituições.

 

Art. 9º. Os textos assinados com pseudônimo ou sem assinatura deverão ser acompanhados de declaração da direção do veículo ou do editor atestando a autoria.

 

Art. 10º. A Abecip poderá publicar os trabalhos vencedores com a menção dos nomes dos jornalistas, dos veículos, data e contexto da publicação, sem quaisquer ônus para a associação.

 

Art. 11º. Não poderão concorrer jornalistas sob qualquer forma vinculados à Abecip ou aos associados da entidade.

 

Art. 12º. A Abecip tem o direito de não conceder premiação nas categorias em que não houver trabalhos considerados pertinentes pela comissão julgadora.

 

Art. 13º. O regulamento geral do Prêmio Abecip de Jornalismo encontra-se na Abecip e no site da entidade.

Após dois anos de pausa nos eventos presenciais, a Abecip realizou o seu 19º Prêmio de Jornalismo no dia 20 de outubro no formato presencial.

Autoridades, empresários do mercado imobiliário, da construção civil e do setor financeiro, e os jornalistas ganhadores, vindos de diferentes regiões do país, participaram do jantar de premiação.

Onze reportagens foram escolhidas entre as 71 inscritas. O Diário do Nordeste ganhou como Veículo do Ano.

Durante sua palestra, o jornalista e analista internacional da CNN Brasil e colunista do Estado de S.Paulo, Lourival Sant'Anna, falou sobre os desafios do Brasil no atual cenário geopolítico e contou um pouco de sua experiência como correspondente de guerra.

A Abecip se sente orgulhosa e feliz em prestigiar a imprensa brasileira. Como disse o presidente da Abecip, José Ramos Rocha Neto, em sua fala:

"Graças à Imprensa, o Brasil pode ter uma democracia digna desse nome. Sem essa imprensa, segredos ficariam longe das vistas da população, como nos países totalitários em que jornalistas são presos, deportados ou até mortos. Sem uma imprensa independente e forte, poderíamos ser levados a caminhos intransitáveis."

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

Ana Luiza Amgarten Tieghi - Folha de S.Paulo

Anna Heloisa de Vasconcelos, Carolina Mesquita e Bruna Damasceno - Diário do Nordeste

Alice Cristiny Ferreira de Souza - Revista Azmina

Hebert Lenin de Araújo Pereira, Josimar Diniz, Wendel Limeira e Joalisson Douglas - TV Cabo Branco

Lucas Matheus Santos Moraes - Jornal do Commercio

Matheus Piovesana, Thaís Barcellos e Circe Bonatelli - Estadão Broadcast

Queila Ariadne, Tatiana Lagoa, Ana Luiza Bongiovani, Rafael Rocha- O Tempo

Raphaela Souza Ribas, Geralda Doca, Pollyanna Brêtas e Roberta de Souza - O Globo

Wellington Carvalho - Info Money

Lorena Malucelli Pelanda - Rádio Band News FM

Sérgio Tauhata Ynemine - Valor Econômico

Veículo do ano - Diário do Nordeste

Fotos

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega à maioridade retratando a história de modernização e crescimento do crédito imobiliário no Brasil. Em 2003 os financiamentos equivaliam a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), já em 2021 esse número saltou para quase 10%, avançando em ritmo sustentável e permitindo que cerca de 600 mil famílias realizem a cada ano o sonho da casa própria. Promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), é um dos mais tradicionais e longevos prêmios ao trabalho da imprensa no país. Em sua 18ª edição, destaca onze reportagens, sendo dez prêmios, um grande prêmio e um veículo do ano.

“O setor tem uma complexidade, uma especificidade, que a imprensa especializada consegue traduzir para a sociedade, seja com reportagens de educação financeira, trabalhos investigativos ou análises que trazem para o público em geral as profundas transformações pelas quais o nosso mercado vem passando”, afirma Cristiane Portella, presidente da Abecip.

As reportagens vencedoras em 2021 foram selecionadas entre 71 inscritas, em três categorias: crédito imobiliário e o mercado de imóveis, fontes de recursos para o financiamento imobiliário e segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social da construção civil. O júri é composto por sete pessoas, a maioria sem vínculo profissional com a Abecip.

Os trabalhos vencedores de 2021 foram veiculados em jornais, revistas, sites, emissoras de TV e de rádio, de cinco estados diferentes: Ceará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Mercado disputado

Fundada em 1967, com a missão de desempenhar papel decisivo na estruturação do crédito imobiliário do país, a entidade lançou o Prêmio Abecip de Jornalismo em 2003, para promover o debate público sobre um segmento de crédito que havia enfrentado o desafio da hiperinflação dos anos 1980 e que é muito relevante para a população, além de ter enorme potencial de crescimento, a exemplo do que se verifica em inúmeros países de todo o mundo.

A iniciativa contribuiu para um aumento do conhecimento sobre um setor que já apresentava grandes inovações, como a criação de mecanismos testados e aprovados em outras áreas de atividade, caso da alienação fiduciária e do patrimônio de afetação. Esses instrumentos jurídicos conferiram ampla segurança para mutuários, incorporadores e financiadores, o que tornou possível o avanço firme da atividade. Em plena pandemia, o crédito imobiliário concedido pelos bancos que captam recursos vias cadernetas de poupança tem batido recordes.

Há um aumento consistente do crédito e da concorrência entre os players, avalia Cristiane Portella. “A abertura promovida pelo Banco Central tem forjado um mercado mais próspero. Esse fator, aliado ao crescimento do crédito disponível, gera uma disputa de mercado intensa, em benefício do mutuário final, que passa a contar com melhores produtos a preços mais competitivos”.

O financiamento imobiliário é um catalisador para o setor, diz Filipe Pontual, diretor-executivo da Abecip. “Tem papel crucial para toda cadeia de produção, que resulta na capacidade de oferecer moradia para as famílias brasileiras”.

Em 18 anos de premiação, centenas de jornalistas de todo Brasil se inscreveram no Prêmio Abecip de Jornalismo. Ao todo, mais de 220 reportagens foram agraciadas.

Até 2019, as premiações foram presenciais, em concorridas cerimônias. No biênio 2020/2021, optou-se pela forma remota, em decorrência da pandemia. “O Prêmio Abecip de Jornalismo se tornou uma tradição no setor”, enfatiza Pontual. “Convidamos desde já os membros da imprensa a participar da 19ª edição, a ser realizada em 2022”, anuncia.

 

Confira agora a lista completa dos vencedores do Prêmio Abecip de Jornalismo

 Priscila Yazbek – Infomoney (SP) – 7 passos para negociar as dívidas, juntar dinheiro e começar a investir em 2021

 Zuila Frutuoso, David Duarte, Ewerton Lima – TV Cabo Branco (PB) – Volta por cima: Mesmo na pandemia, mercado imobiliário aquece na Paraíba

 Lorena Malucelli Pelanda – Rádio Band News FM (PR) – Setor imobiliário comemora expansão em plena pandemia

 Cassia Regina Rocha de Almeida – O Globo (RJ) – País fica sem politica para 42% das famílias sem casa

 Karla Mamona, Marcelo Sakate, Bianca Alvarenga, Marilia Almeida, Beatriz Quesada – Exame (SP) – A nova onda dos imóveis/Tendências de Compras/Fundos Imobiliários

 Fernanda Guimarães – O Estado de S.Paulo (SP) – Venda de imóvel reforça caixa de empresas

 Isabela D'Azevedo Leite, Julia Affonso, Leandro Matozo, Cadu Novaes – GloboNews/G1 (SP) – Receita identifica irregularidades em fundos imobiliários que causaram prejuízo de até R$ 550 milhões

 Circe Bonatelli – Agência Estado (SP) – ‘Fintequização’ faz imobiliáris concorrerem com banco – e receita financeira explode

 Sergio Tauhata Ynemine – Valor Econômico (SP) – Selic Mais Alta Pressiona Taxa do Crédito Imobiliário

 Amanda Lemos, Fernanda Brigatti – Folha de S.Paulo (SP) – Corrida por entrega rápida aumenta demanda por galpões industriais

 Irna Cavalcante – O Povo (CE) – Mesmo com pandemia, Grande Fortaleza vive no mercado imobiliário

 Veículo do Ano – Diário do Nordeste (CE)

O Prêmio Abecip de Jornalismo chega em 2020 à 17.ª edição. Nestas quase duas décadas, desde seu lançamento na gestão Décio Tenerello como presidente da entidade, atraiu milhares de trabalhos e conferiu centenas de premiações aos mais diversos jornalistas e órgãos de comunicação do país.

O prêmio engloba três categorias. Neste ano, foi introduzido o tema da pandemia e do seu impacto sobre os mercados de crédito imobiliário e de imóveis. Será possível, assim, constatar o enorme trabalho desenvolvido pela imprensa para cobrir a crise sanitária e econômica mais aguda desde a II guerra mundial.

Ao longo de sua história, o prêmio Abecip preservou as características básicas que nortearam sua criação: mirar as diversas mídias (impressa, rádio, tv e internet), destacar os veículos que deram maior ênfase à habitação e ter abrangência nacional.

Trata-se, acima de tudo, de uma oportunidade para abrir espaço para o intercâmbio entre os agentes financeiros e a imprensa. Nos encontros anuais de premiação, os profissionais e as equipes laureadas são homenageadas no dia da imprensa do crédito imobiliário, como a Abecip designa o evento.

O corpo de jurados mostra o sentido de continuidade do prêmio e da preservação da memória da Abecip. Três dos sete jurados participaram de todas as premiações: José Roberto Nassar, presidente do júri, Gustavo Loyola, ex-presidente do banco central, e o jornalista Fábio Pahim Jr. Além deles, participam do júri a presidente da Abecip, Cristiane Portella, jornalistas convidados como Raquel Landim e Cristina Canas, e o diretor executivo da Abecip, Filipe Pontual.

O prêmio Abecip inclui-se entre os pontos altos da vida da entidade. Assim foi tratado em todas as últimas gestões da Abecip, nas presidências Décio Tenerello, Luiz Antonio França,Octavio de Lazari Junior, Gilberto Duarte de abreu filho e, agora, na gestão da presidente Cristiane Portella.

 

Confira a lista completa dos vencedores do 19° Prêmio Abecip de Jornalismo

 Bianca Precoppe Pinto Lima, João Paulo Machado e Vanessa Silvestre – GloboNews – “Mercado imobiliário contraria crise e aquece na pandemia”

 Cássia Almeida e Henrique Gomes Batista – O Globo – “Imóveis pós-pandemia, o novo nobre, espaço começa a valer mais que localização”

 Circe Bonatelli e André Vieira – Estadão Broadcast – “Evento fortuito e força maior não são razões para se rasgar contratos”

 Fernanda Guimarães – Estadão Broadcast – “Especial: Após baque com pandemia, setor imobiliário pode captar até R$ 15 bi na B3”

 Isabela Bolzani – “Febre das reformas em casa amplia faturamento do setor de construção” - Valor Econômico

Isabel Filgueiras - Valor Investe – “Como o Brasil bateu todos os recordes de captação de poupança no meio da crise?”

 Lucas Moraes - Jornal do Commercio – “Na habitação, o que já era ruim ficou pior”

 Sharon Jeanine Abdalla – Gazeta do Povo – “Juros baixos e crédito impulsionam intenção de compra de imóvel, que volta a patamar pré pandemia”

 Sergio Tauhata – Valor Econômico – “Queda de juros pode triplicar acesso ao crédito imobiliário”

 Talita Moreira – Valor Econômico – “Crédito imobiliário surpreende com ritmo superior ao pré-crise”

 Grande Prêmio: Queila Ariadne e Flávio Tavares – Jornal O TEMPO – “Depois daquela chuva: Tragédia escancara problema do déficit habitacional do país”

 Menção Honrosa: Raphaela Ribas – O Globo – “Vida após a morte o calvário dos papéis”

 Veículo do ano: Estadão Broadcast