Notícias

30/09/2015

Companhias reprogramam lançamentos e seguram preços

Empresas de intermediação imobiliária confiam nos lançamentos deste segundo semestre para salvar o ano.

Com menos gente comprando imóvel e o recorde de estoque no primeiro semestre, incorporadoras reprogramaram os lançamentos e esperam a retomada do mercado. Mesmo assim, empresas de intermediação imobiliária confiam nos lançamentos deste segundo semestre para salvar o ano.

“Estamos otimistas, principalmente por lançamentos que virão e estão sendo demandados. Em Alphaville, vamos lançar um quatro dormitórios compacto, com 107 m², inspirado em Paris”, afirma o diretor de desenvolvimento da Fernandez Mera, Marcelo Moralles.

Empreendimentos em cidades vizinhas a São Paulo são apostas da Drive. “Temos lançamentos para o segundo semestre, a maioria no segmento econômico”, afirma o sócio-diretor da Drive, Alexandre Melão, citando como carros-chefe na região oeste da Grande São Paulo, municípios como Osasco e Carapicuíba. “E também no extremo leste da capital.”

Um dos motivos para as incorporadoras segurarem os lançamentos é justamente os descontos para queimar estoques. “Esses descontos balizam os preços e há muita incorporadora segurando lançamento para não baixar o preço, já que o custo da construção continuou subindo”, afirma o vice-presidente comercial da Abyara Brasil Brokers, Bruno Vivando.

O número de lançamentos em julho, de 825 unidades, foi o menor para o mês desde 2005, uma queda de 59,5% em relação ao mesmo período de 2014, quando o mercado já dava mostras de desaquecimento. “As empresas estão segurando lançamentos porque é preciso derreter os estoques. Vamos segurar para 2016, talvez 2017, os projetos com maior VGV, mas temos de quatro a cinco lançamentos para este semestre”, afirma o diretor da Vemplan, Rogério Almeida.

Uma das estratégias da Abyara Brasil Brokers para aumentar as vendas é aumentar o número de incorporadoras parceiras e ter mais ofertas para o cliente. “A expectativa é que o segundo semestre seja melhor e, assim, fecharoanocomomesmoresultadode2014”,dizVivando.“Trabalhamos com dois clientes: a incorporadora e o consumidor. Pretendemos trazer mais incorporadoras para a nossa carteira para termos mais produtos.”

Já pensando em 2016, a Vemplan vai preparar um feirão. “É um projeto longo, que leva tempo para planejar. A vantagem do feirão é que reúne todos os imóveis num mesmo local”, afirma Almeida. 

 

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO