31/05/2023

Venda de imóveis usados em Curitiba registra avanço em abril (Gazeta do Povo)

A venda de imóveis residenciais usados em Curitiba alcançou em abril deste ano o melhor resultado desde o quarto mês de 2022

A venda de imóveis residenciais usados em Curitiba alcançou em abril deste ano o melhor resultado desde o quarto mês de 2022, indicou o levantamento mais recente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, sobre o setor na capital.

O índice de Vendas de Usados Sobre Oferta (VUSO) em abril deste ano foi de 5,6%, 1,1 ponto percentual (p.p.) acima de março (4,5%) e apenas 0,3 p.p. abaixo de abril do ano passado (5,9%), o melhor resultado dos últimos 12 meses.

“O que temos no mercado curitibano de imóveis residenciais usados é uma estabilização positiva. 2021 foi um ano fora da curva e tivemos índices muito altos. Natural, portanto, que na comparação com esse período houvesse uma pequena queda em 2022 e 2023. O patamar, no entanto, segue elevado e o prognóstico para o setor nos próximos meses é otimista”, afirma o presidente do Inpespar, Luciano Tomazini.

Outro ponto a ser destacado é que a maioria das negociações ocorreu por meio de financiamento, indicativo de que há crédito farto no mercado apesar das taxas de juros mais elevadas. Em abril de 2023, 65,7% dos compradores optaram por essa modalidade de pagamento, leve queda na comparação com março (66,3%) e pequeno aumento em relação a fevereiro (65,1%).

FONTE: GAZETA DO POVO