31/05/2017

Valor do m² fica estável em São Paulo

Em abril, os preços dos imóveis se mantiveram estáveis na capital paulista. De acordo com o Index São Paulo, produzido pelo Imovelweb, 50% dos bairros da capital paulista não registraram mudanças significativas nos últimos 12 meses.

Segundo o levantamento, os bairros que apresentaram maior valor do metro quadrado (m²) estão localizados na região centro-oeste da cidade. Pelo segundo mês consecutivo, o bairro do Ibirapuera se manteve na primeira posição, com o m² mais caro, de R$ 18,74 mil. O valor é três vezes superior ao valor médio da capital, que ficou em R$ 6,05 mil por m² em imóveis com dois dormitórios e R$ 6,6 mil com três quartos.

O valor do m² da Vila Nova Conceição ocupa o segundo lugar no ranking, com um valor de R$ 16,61 mil por m². Em seguida está o Itaim Bibi (R$ 12,76 mil) e Vila Olímpia (R$ 11,632). Na outra ponta, os bairros com menores valores por m² são Itaquera (R$ 4,43 mil), Cidade Líder (R$ 4,5 mil) e Cangaíba (R$ 4,84 mil), todos na Zona Leste da capital.

Locação - Embora tenha acumulado queda de 1,5% nos últimos 12 meses, o Index aponta que o custo para locação deixou de cair desde novembro do ano passado. Abril é o quinto mês consecutivo com aumento de preço. O valor médio do aluguel de um apartamento de dois dormitórios, com 65 m², está cotado em R$ 1,69 mil (R$ 25/m²) e o de três dormitórios, com 90 m², em R$ 2,12 mil (R$ 23/ m²). Entre os bairros com o metro quadrado mais caro da cidade estão: Itaim Bibi (R$ 4,41 mil) e Vila Nova Conceição (R$ 4,38 mil), enquanto os bairros Jaraguá e Cidade Líder, ambos com R$ 1,27 mil possuem o valor do metro quadrado mais baixo. "A movimentação do mercado imobiliário, com a estabilidade no valor das vendas e o aumento no preço da locação, sugere que essa pode ser uma boa oportunidade para os consumidores que desejam adquirir um imóvel", afirma o CEO do Imovelweb, Mateo Cuadras.

Em termos de lucratividade, o relatório aponta que em abril a rentabilidade imobiliária anual dos últimos doze anos foi de 6,2%, percentual acima da inflação, mas abaixo do retorno obtido com a poupança. Segundo o Index, seriam necessários 19,1 anos de aluguel para recuperar o investimento feito na compra de um imóvel. Entre os bairros que oferecem os melhores retornos estão Paraíso (7,9%), Bela Vista (6,9%) e Vila Olímpia (6,8%).

FONTE: DCI