Notícias

17/10/2019

Uso do FGTS em fundos vai reduzir financiamento de imóveis, diz Caixa

A possibilidade de trabalhadores aplicarem dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em outros fundos pode reduzir recursos destinados para financiar a casa própria

Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou hoje que a possibilidade de trabalhadores aplicarem dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em outros fundos pode reduzir recursos destinados para financiar a casa própria. O relator da MP (Medida Provisória) nº 889 de 2019, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), estuda incluir essa possibilidade no relatório.

Uma comissão mista com deputados e senadores analisa o texto, mas o relatório final ainda não foi apresentado.

"Se houver uma utilização grande [para aplicações em fundos de investimentos], haverá menos recursos [para financiar a casa própria]. Isso passa pelo conselho curador e por uma discussão da Câmara. Não é uma discussão que a gente vá se envolver", afirmou.

Guimarães também afirmou que o banco público estuda reduzir a taxa que cobra para gerir os recursos do FGTS, atualmente em 1%, o que representa pouco mais de R$ 5 bilhões. Apesar disso, ele não declarou qual será o novo percentual e nem quando será anunciado oficialmente.

"Essa é uma conversa que tem que ser feita com muita tranquilidade. A Caixa estuda potenciais reduções na taxa de gestão. Já temos um número. Mas só posso anunciar com autorização do meu chefe, o ministro Paulo Guedes. Dada a evolução tecnológica, vemos que há um potencial de redução dessa taxa", afirmou.

FONTE: UOL