Notícias

30/06/2022

Um em cada três brasileiros mudou de casa desde o começo da pandemia

Entre os 'millennials' e a geração Z, esse grupo é maior

Por Júlia Lewgoy 

Desde o começo da pandemia de covid-19, 36% dos brasileiros mudaram de casa, de acordo com um levantamento do banco C6 Bank e da empresa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), que ouviu 2 mil pessoas das classes A, B e C com acesso à internet. 

Entre os "millennials", nascidos entre 1981 e 1995, e a geração Z, nascida entre 1996 e 2010, esse grupo é maior: 44% e 40% saíram de um lugar para o outro, respectivamente. Já entre a parcela com acima de 55 anos, apenas 26% se mudaram. 

Para 31% dos brasileiros que trocaram de residência durante a pandemia, a causa foi uma alteração na rotina, como casamento, estudos ou mudança de emprego. Para 20%, o motivo foram questões financeiras. Já 16% mudaram de casa em busca de conforto durante o período de isolamento social. O restante saiu por outros motivos. 

Com a alta de preços e a incerteza econômica, é essencial colocar todas as despesas no papel para entender quais podem ser diminuídas, aconselha Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank. Ao fazer isso, muita gente percebeu que seria possível economizar com aluguel, condomínio e IPTU se mudando, segundo ele. 

A troca de residência aconteceu de forma parecida nas classes A, B e C: 38% da classe A mudou de casa, 34% da classe B e 36% da classe C. 

Contudo, a dificuldade financeira pesou mais na decisão dos mais velhos. Entre as pessoas com mais de 55 anos, 26% apontaram que as questões financeiras foram a causa da saída, enquanto apenas 18% dos "millennials" e 11% da geração Z contaram que esse foi o motivo da mudança. A geração Z passou a morar com mais gente, o que costuma levar a uma divisão de gastos e ajuda a economizar, explica Chieh. 

(Matéria publicada em 30/06/2022)

FONTE: VALOR INVESTE