Notícias

20/09/2018

Sistema exclusivo para imobiliárias faz vendas no segmento crescerem

Estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção preveem crescimento das vendas para esse ano de 10% em relação ao ano passado - e as buscas online correspondem a uma parcela significativa dessa porcentagem.

Gerir um negócio não é tarefa fácil, mas existem atualmente diversas ferramentas que a tornam muito mais simples e eficiente. Quando se trata do segmento imobiliário, que tem se apresentado bastante desafiador nos últimos anos em meio à crise, aderir a meios mais vantajosos de administração, como sistemas online, é essencial para potencializar o trabalho, aumentar as vendas e obter melhores lucros.

Estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção preveem crescimento das vendas para esse ano de 10% em relação ao ano passado - e as buscas online correspondem a uma parcela significativa dessa porcentagem. Afinal, a internet é um dos principais locais em que os clientes em potencial procuram casas, apartamentos e escritórios.

 Por isso, a primeira coisa necessária para se ter é um site de qualidade, visualmente interessante e responsivo (acessível a dispositivos móveis), para deixar a empresa mais visível e acessível para seus públicos. No entanto, é possível deixar essa presença virtual ainda mais interessante aos olhos do consumidor.

A busca inteligente é uma ferramenta que permite aos clientes a seleção de vários critérios, como localização, tamanho, número e tipo de cômodos e outras possibilidades. "Oferecemos soluções digitais que permitem uma interface amigável e única com o usuário, tornando a sua primeira impressão e experiência já favorável para os imóveis que procura", explica Mônica Lage, gestora do SDI (www.sistemadeimobiliaria.com.br), uma empresa que desenvolve soluções e ferramentas para o mercado imobiliário.

Como a tecnologia da SDI é completamente personalizável - e exclusiva para o segmento imobiliário -, é possível deixar o site com 100% de customização para uma imobiliária. Uma imobiliária com foco em condomínios, por exemplo, se representa pela personalização que insira este tipo de imóveis. Outra situação é uma imobiliária especialista em imóveis que atendem pedidos como "imóveis de frente para a praia", pois no momento da busca precisará do filtro "Tipo de vista" para atender seus clientes.

Monica Lage destaca a importância desse tipo de customização para as empresas. "Quando um site e seu sistema é criado assim, completamente custom made e sem o uso de templates e modelos prontos, conseguimos desenvolver exatamente aquilo que as empresas precisam e querem expor para seus clientes", aponta.

Outra vantagem é a possibilidade de sincronização automática e diária com sites de venda amplamente conhecidos do público com portais de imóveis como: ZapImóveis, ImovelWeb e Viva Real. Como a quantidade de acessos a essas plataformas é grande, as chances de visualização de um imóvel aumentam e, consequentemente, as possibilidades de concretização da transação.

Gestão - Não é só a interface do cliente que é favorecida com o desenvolvimento de um site como o descrito. Afinal, não adianta trazer os clientes para esse ambiente de qualidade se não for possível, após a visita, mensurar os leads qualificados para convertê-los em seguida.

Por isso, a SDI desenvolve ainda um sistema integrado de gestão que permite o controle dos dados fornecidos pelos consumidores em potencial. É possível criar ferramentas de inserção de e-mail e telefone aliadas à busca que o usuário fez - ou seja, a empresa consegue saber exatamente quais os interesses de seus clientes para realizar o contato e o relacionamento com ele da melhor maneira que irá satisfazer melhor os seus objetivos.

Esse sistema, conhecido como CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre) é uma das maneiras mais utilizadas pelas empresas para gerir seus públicos e potencializar seus negócios. Isso porque as ferramentas disponíveis nele permitem não somente o armazenamento e o controle dos dados, mas a identificação de padrões e de possibilidades que podem gerar novas oportunidades táticas e de vendas.

Se determinados imóveis estão sendo visitados por muitos clientes, é possível considerar um dia de visitação aberta aos clientes, por exemplo, que permite a todos os interessados que conheçam o imóvel ao mesmo tempo em que percebem que a procura por ele é grande e se sintam mais estimulados a efetuar a transação. Da mesma forma, se é identificado um padrão menos incisivo nas buscas dos clientes, a empresa pode realizar o envio de newsletters com seleções de imóveis de interesse para identificar com mais clareza as suas necessidades e ampliar seus interesses.

FONTE: EXAME