Notícias

04/05/2021

Setor imobiliário adere de vez à tecnologia

Utilização de ferramentas digitais, tão indispensáveis neste momento de pandemia, agilizam processos e aceleram as contratações

Reinvenção é a palavra-chave da pandemia. Todos os setores tiveram que se adaptar às medidas impostas pelo isolamento, utilizando novos meios de contato e atendimento, para conseguir enfrentar a crise. A tecnologia, que já era tida como aliada há tempos, se tornou fundamental e indispensável. No setor imobiliário, ela foi uma das responsáveis por movimentar o mercado e manter as negociações ativas, graças às suas facilidades.

O mercado imobiliário sempre foi conhecido pelas burocracias que acabavam por estender o tempo de negociação, até porque são muitas etapas que precisam ser feitas com atenção. Com a finalidade de amenizar as burocracias e acelerar seja a locação, o aluguel ou a venda, a tecnologia foi sendo incorporada aos poucos. Esse processo todo foi antecipado pela pandemia, que, praticamente, exigiu prioridade de métodos à distância. De acordo com Luciano Esteves, especialista imobiliário e diretor comercial da Universal Imóveis, empresas que já possuíam estrutura tecnológica saíram na frente. “Todas as facilidades vieram para empresas que já buscavam o conhecimento e tiveram que se adaptar ainda mais no digital. Quem, então, já tinha esse hábito, como é o caso da Universal, não teve tanta dificuldade, e o impacto foi bem menor”, diz.

Tecnologia no setor imobiliário

Foram várias as implementações digitais inseridas no setor imobiliário. Na Universal Imóveis, por exemplo, o atendimento é 100% on-line, podendo ser feito também por WhatsApp e e-mail. Dessa forma, até as assinaturas de documentos e contratações vêm sendo feitas virtualmente. O uso de assinatura digital, inclusive, já faz parte da empresa há três anos, mas foi intensificado nesses tempos. Márcia Lombardi, diretora executiva da Universal Imóveis, conta que, agora, tem clientes até fora do Brasil, e tudo é feito de maneira digital: “Esse processo é uma coisa que eu nem pensava ser possível quando comecei na profissão. Então, analisando isso, olha quanta coisa a gente ganhou, quanto tempo foi otimizado”.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS