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11/08/2021

Realidade virtual e interatividade: as novidades do mercado imobiliário para tours à distância

Tecnologia é grande aliada nesse novo momento do mercado de imóveis; conheça as ferramentas que estão revolucionando as visitas virtuais de decorados

Ao contrário de muitos outros setores, o mercado imobiliário se manteve aquecido mesmo na crise. Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostram que, em 2020, houve um crescimento de 58% nos valores de financiamentos de imóveis, com relação ao ano anterior. Essa tendência vem se mantendo e, no primeiro semestre deste ano, o montante cresceu 124% se comparado ao mesmo período do ano passado. Testemunha desse crescimento é a construtora paranaense San Remo. Focada no mercado de empreendimentos de luxo, com apartamentos de centenas de metros quadrados e que valem milhões de reais, ela viu suas vendas aumentarem de 2020 para cá. Segundo a diretora de Marketing Aline Perussolo Soares, isso pode ser explicado por uma tendência ocasionada pelo isolamento: “As pessoas deram maior valor às suas moradias e assim buscaram dar um ‘upgrade’ nesse aspecto da vida, poder morar melhor”. Com a grande busca por imóveis em meio à nova realidade, as instituições que fazem parte desse mercado tiveram de se adaptar. Se, antes, o primeiro contato com a propriedade de interesse era feito sempre de forma presencial, durante as visitas aos decorados, muita gente passou a buscar por alternativas para conhecer detalhes dos imóveis sem sair de casa. E foi aí que a tecnologia se tornou aliada das imobiliárias, incorporadoras e construtoras nesse novo desafio.

Comuns já no mundo pré-pandemia, as ferramentas de tour 360º pelos imóveis à venda foram ainda mais aperfeiçoadas, de modo a oferecer uma experiência completa de visita aos possíveis compradores, com maior interatividade. Já não bastava mais o simples escaneamento por fotos de ambientes pré-existentes e reprodução delas em 3D – detalhes sobre os acabamentos, revestimentos e mobílias passaram a ser fundamentais para quem quer fazer uma aquisição tão importante, mas à distância.

A publicitária Priscila Nonato e o projetista Gustavo Lemos enxergaram nessa necessidade do mercado uma boa oportunidade de negócio. Foi então que fundaram a AlphaVirtual, startup responsável por uma solução que oferece tour por imóveis com uso da realidade virtual.

Com a ferramenta, a visita ao decorado acontece como dentro de um game, em que o usuário pode interagir e escolher diferentes revestimentos, cores, móveis e texturas, e assim verificar todas as possibilidades de acabamento do imóvel antes de comprá-lo. “Com essa tecnologia, é possível conectar o cliente de uma maneira mais humanizada ao imóvel, trazendo seus sonhos à realidade por meio do mundo virtual”, conta Priscila.

Nesse ambiente imersivo, todos os detalhes fazem o cliente se sentir realmente dentro da propriedade – até a luminosidade é adaptada de acordo com o período do dia e a insolação recebida pelo imóvel. “Vimos no mercado de construtech a possibilidade de agregar valor às visitas remotas, aperfeiçoando cada vez mais a tecnologia a fim de conectar as pessoas aos ambientes virtuais”, explica a CEO.

Por dentro do mercado imobiliário, soluções como essa foram vistas com bons olhos pelas entidades envolvidas na venda de casas e apartamentos. A partir de dificuldades de visitação apresentadas por potenciais clientes, a Mitre Realty se inspirou nos costumes que se tornaram ainda mais comuns na vida do brasileiro nos últimos meses para criar o "delivery de decorados".

Em parceria com a agência La Unión, a construtora realizou a ação recentemente na cidade de São Paulo durante um final de semana. Após a pessoa interessada no imóvel dizer que não poderia ir até o stand de vendas, em razão do isolamento, corretores a informaram que fariam o envio de um kit contendo materiais sobre o empreendimento e um óculos de realidade virtual, permitindo a visita ao decorado à distância.

“Foi uma vivência incrível, tanto para os clientes como para os corretores, que ganharam uma nova ferramenta capaz de mostrar o empreendimento e criar uma conexão inesquecível”, destaca Samuel Segatelli, CCO da La Unión. Segundo a Mitre, a experiência teve bons resultados e deverá ser repetida com futuros empreendimentos. Inclusive, ao final, todos os clientes puderam ficar com os óculos de realidade, tendo a possibilidade de utilizá-los novamente em futuras oportunidades da construtora.

Que a tecnologia se mostrou ferramenta potente de aproximação entre clientes e mercado imobiliário, é inegável. Quando combinada com o fator humano e a possibilidade de um atendimento mais próximo e afetuoso, ainda que à distância, ela pode oferecer soluções ainda mais completas para aqueles que estão em busca de um imóvel.

Acreditando na força dessa associação, a incorporadora Tegra criou recentemente uma nova ferramenta por meio da qual, além de conhecer a propriedade de forma virtual, o cliente participa ainda da uma teleconferência com o corretor. Com essa interação por áudio e vídeo, é possível que a pessoa interessada tire todas as dúvidas sobre o imóvel, ao mesmo tempo que tem acesso aos detalhes de decoração e acabamento utilizados no decorado.

De acordo com a gerente de marketing da Tegra, Flávia Schmidt, a ferramenta é útil no período de isolamento, mas também servirá para complementar a experiência dos compradores após o controle da pandemia. “O cliente pode utilizar o tour virtual para ter um primeiro contato com o lançamento, antes de conhecê-lo presencialmente. Assim, em um momento de decisão, ele chega ao stand muito mais pronto, maduro, completo de informações”, explica.

Segundo Flávia, a Tegra já vinha em um processo de transformação digital desde 2018, e a pandemia ajudou a acelerá-lo e impulsionar a criação de novas soluções. A gerente destaca que mesmo aqueles que procuram por imóveis para investimento também são beneficiado. 

FONTE: CASA VOGUE