Notícias

21/02/2020

Participantes do Pix terão acesso a linhas de redesconto do Banco Central

Os recursos serão liberados diretamente na conta específica para pagamentos instantâneos do participante do Pix, logo após o fechamento do STR

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o Banco Central (BC) a conceder linhas de redesconto - pelas quais a autoridade monetária empresta dinheiro às instituições financeiras - às entidades participantes do sistema de pagamentos instantâneos, o Pix.

A iniciativa tem por objetivo "ofertar liquidez fora do horário de operações do Sistema de Transferência de Reservas (STR)", informou o Banco Central. A ideia é minimizar o "risco de insuficiência de recursos para os participantes", segundo a autoridade monetária.

"Para ter acesso à nova linha, a instituição não precisa ser participante do STR", diz o BC. "Basta ser instituição financeira e participante direta do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e do sistema de pagamentos instantâneos."

Os recursos serão liberados diretamente na conta específica para pagamentos instantâneos do participante do Pix, logo após o fechamento do STR. Já a recompra do título pela contratante, que na prática é o pagamento da operação, será realizada no dia útil seguinte ao fechamento do STR.

FONTE: VALOR ECONôMICO