Notícias

21/02/2020

Banco privado tem interesse no prefixado

Produto deve ser mais uma opção para o cliente, mas com participação ainda pequena no portfólio

A Caixa deve ganhar a companhia dos bancos privados na oferta do crédito imobiliário com taxas prefixadas, apurou o Valor. O banco estatal lança a modalidade hoje em solenidade com o presidente Jair Bolsonaro no Planalto. O produto estará disponível para os clientes da Caixa a partir de amanhã, disse o presidente da instituição, Pedro Guimarães.

As principais instituições financeiras ainda estudam a modalidade, mas a consideram melhor do que o crédito corrigido pelo IPCA, lançado pela Caixa em agosto de 2019. “Tenho mais conforto em oferecer. Pode ser uma boa opção para quem não quer correr risco”, diz fonte próxima a um banco concorrente. Para esse interlocutor, o produto será mais uma opção para o cliente, mas com participação pequena no portfólio, já que os clientes em geral preferem as linhas que oferecem as menores prestações.

No crédito prefixado, segundo Guimarães, a taxa será um pouco maior que a cobrada nas linhas com corrigidas pela TR - que, na Caixa, começam em TR (hoje zerada) mais 6,5% ao ano. A expectativa do mercado é que fiquem em torno de 8% ao ano para cobrir o risco do banco por travar os juros de uma operação que pode chegar a 30 anos.

No caso das linhas prefixadas, o risco de variações na inflação não fica com o tomador, diferentemente do que ocorre no crédito corrigido pelo IPCA. É isso que dá mais “conforto” aos bancos.

 

No setor de construção, existe expectativa de que a taxa seja baixa. Há quem espere que a cobrança possa ficar abaixo de 8%, ou seja, em patamar inferior aos juros cobrados na faixa 3 do Minha Casa, Minha Vida

FONTE: VALOR ECONôMICO