Notícias

28/09/2015

Mercado imobiliário enfrenta adequações

Ao longo dos últimos anos, o mercado imobiliário se manteve aquecido graças ao surgimento de novos empreendimentos imobiliários em Campinas.

Milton Paes

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo FipeZap revelou que os preços de novos aluguéis em Campinas caíram. Em agosto, os imóveis para locação registraram uma queda de 0,67% nos valores pedidos por proprietário e imobiliárias, mais que o dobro do que havia sido registrado em julho que ficou em 0,31%.

O estudo mostra ainda que há espaço para mais recuos, uma vez que a média nacional apontou queda de 0,72% nas nove cidades pesquisadas. Porém, mesmo com a desaceleração dos últimos dois meses, a queda é de 4,43% abaixo do índice Geral de Preços - Mercado (IGPM).

No setor de imóveis corporativos, a empresária Cássia Adala, proprietária da imobiliária Cássia Adala Soluções Corporativas, afirma que já sentiu a diferença durante esse período. "A procura não diminuiu, porém, os clientes estão atrás de imóveis menores, com valor de aluguel mais em conta. Já os investidores estão segurando na hora de comprar, mas as negociações estão acontecendo. Então, temos apenas que fechar mais negócios para ter o mesmo faturamento", diz.

Ao longo dos últimos anos, o mercado imobiliário se manteve aquecido graças ao surgimento de novos empreendimentos imobiliários em Campinas.

De agosto de 2012 a julho de 2015, a cidade registrou o lançamento de 8.692 unidades, sendo 8.242 verticais e 450 horizontais. Os dados são do Estudo do Mercado Imobiliário de Campinas, elaborado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e a Robert Zarif Assessoria Econômica. Recentemente, Cássia Adala inaugurou no bairro Cambuí a Adala Residencial, com o objetivo de ampliar o ramo de atuação e atender aos pedidos dos clientes corporativos, que satisfeitos com o comprometimento e eficácia da empresa, vinham solicitando que negociassem suas casas e apartamentos. "Avaliamos que essa era a hora de ampliarmos nossa expertise e deu certo. Apesar do pouco tempo de existência, sentimos diariamente o quanto estamos crescendo e consolidando a marca", conta a empresária.

O Grupo Adala é formado pela Cassia Adala Soluções Imobiliárias Corporativas e pela Adala Residencial. Além de compra, venda e locação, as duas empresas oferecem os serviços de vistoria de imóvel, administração de locação, avaliação de imóveis e consultoria. A empresa propicia negócios exclusivamente para estabelecimentos comerciais, escritórios, galpões, entre outros pontos, bem como administração de locação e orientação a investidores. A Adala Residencial engloba compra, venda, locação e administração de casas de médio e alto padrão em Campinas e em condomínios residenciais fechados nas cidades da região.

Já a J.A Imóveis, também de Campinas, confirma essa tendência e destaca que a crise econômica do País está aumentando a oportunidade de negócios imobiliários. Os brasileiros estão evitando dívidas e diminuindo gastos, mas o momento se mostra favorável para quem está em busca de um imóvel. "Poucos percebem, mas passamos pelo momento ideal para realizar um bom negócio ao oferecer propostas com valores abaixo do mercado", diz Rafael Castro, diretor executivo da J.A Imóveis.

A escolha depende do perfil e dos recursos que se tem disponível, mas as negociações estão abertas para compra e locação. "Para quem tem toda a quantia ou uma grande parte do valor, o momento é ideal para desconto", diz Rafael. 

 

FONTE: DCI - SãO PAULO/SP