O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou portaria que credenciou a Escola Superior Imobiliária (ESIM), que tem como proposta estruturar uma formação superior alinhada às demandas técnicas, regulatórias e econômicas do setor imobiliário.
Com isso, a faculdade está apta a ofertar cursos especializados nas modalidades a distância (EAD) e semipresencial. A escola tem cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.
Sediada em Florianópolis (SC) e mantida pelo Instituto Brasileiro de Educação Profissional (Ibrep), a faculdade é focada na educação corporativa do mercado imobiliário e pretende aprimorar a profissionalização da atividade de corretor de imóveis.
A grade curricular vai além das técnicas tradicionais de vendas, e incorpora áreas como direito registral, economia urbana, avaliação de ativos (valuation), marketing imobiliário, tecnologias e ciência de dados aplicadas ao setor.
Fundador do Grupo Ibrep, Celso Pereira Raimundo diz que a Escola Superior Imobiliária surgiu para transformar a qualificação profissional do setor.
"A proposta vai além do domínio de normas e contratos, abrangendo também a leitura de mercado, crédito, tendências e a dinâmica econômica do setor. Nosso objetivo é formar lideranças e produzir conhecimento aplicado para um mercado cada vez mais complexo e em constante expansão", diz.
Diogo Martins, CEO do Ibrep, diz que a Escola Superior Imobiliária é a primeira instituição de ensino superior da América do Sul dedicada integralmente à formação acadêmica e à inteligência do mercado imobiliário. "É uma mudança de paradigma", afirma.