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20/04/2021

Lançamentos de imóveis ganham força com reabertura dos estandes

Incorporadoras retomam projetos adiados durante medidas de restrição em SP

Lançamentos imobiliários que foram postergado em março na cidade de São Paulo, devido ao fechamento dos estandes no Estado, começarão a ser apresentados ao mercado a partir do fim deste mês, ganhando maior ritmo em maio. Incorporadoras optaram por adiar, principalmente, projetos destinados às classes média e alta, público mais presente nos plantões e apartamentos decorados.

No domingo, os estandes puderam ser retomados, de 11 horas às 19 horas, com ocupação máxima de 25% da capacidade. A maioria dos plantões de vendas foi reaberta, no primeiro dia de permissão, segundo Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação. Houve visitação, conforme incorporadoras, mas o movimento tende a ser maior a partir do próximo fim de semana.

A Helbor tinha dois projetos previstos para março, com Valor Geral de Vendas (VGV) que soma R$ 400 milhões, destinados à classe média-alta, que foram postergados. “Esse público não abre mão de visitar o estande, ver a maquete e conhecer o apartamento decorado. Não abre mão do encantamento”, diz o diretor de vendas, Marcelo Bonanata. O executivo avalia que será possível preparar os lançamentos para maio.

A Mitre Realty pretende realizar, em meados do próximo mês, lançamento do projeto inicialmente previsto para março, desde que as atividades dos estandes continuem permitidas e que haja bom ritmo de visitas aos plantões, segundo o diretor financeiro e de relações com investidores, Rodrigo Cagali. Em março, com o aumento das restrições, a incorporadora optou por pré-lançar o empreendimento com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 118,6 milhões, postergando a apresentação oficial.

No planejamento da Mitre, estão mais dois lançamentos, até a primeira quinzena de junho, chegando ao VGV de R$ 330 milhões, e outro empreendimento, até o início de julho, alcançando de R$ 450 milhões a R$ 480 milhões. A intenção é que, em até 120 dias, os lançamentos somem R$ 640 milhões. A projeção de R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões para o ano está mantida. “Sem novos ‘lockdowns’, é bastante factível lançar este volume”, diz.

A Tecnisa também retoma os lançamentos. O primeiro deles tem R$ 160 milhões de VGV e a expectativa é lançá-lo, segundo o presidente, Joseph Nigri, neste mês. Os planos de apresentação de R$ 1,2 bilhão a R$ 1,5 bilhão, no biênio 2020-2021, estão mantidos. “Esperamos que as intenções de compra se mantenham, que a demanda tenha sido postergada.”

Nigri diz que as vendas de produtos para a classe média-alta foram muito impactadas durante a fase emergencial do Plano São Paulo. Houve situações em que clientes que tinham visitado os estandes, anteriormente à determinação de fechamento, optaram por postergar a aquisição.

A Even Construtora e Incorporadora deve dar início a seus lançamentos do segundo trimestre no fim de maio ou início de junho, de acordo com o diretor financeiro e de relações com investidores, Carlos Wollenweber. A previsão inicial era começar em abril, mas será necessário um período para mobilizar as equipes de vendas após a reabertura dos plantões. No primeiro trimestre, as vendas da Even cresceram 2,3 vezes, para R$ 587 milhões, apesar do impacto do fechamento dos estandes em março. “Com o ‘lockdown’, a visitação diminuiu”, conta Wollenweber.

A Plano & Plano, que atua na baixa renda, postergou de março para o fim de abril dois projetos. Segundo o presidente do conselho e vice-presidente da companhia, Rodrigo Luna, partiu dos corretores a sugestão que os lançamentos fossem adiados e que as atenções se voltassem para a venda de estoques. Ainda que a companhia tenha registrado recorde de comercialização no trimestre, Luna diz que a velocidade de vendas é maior quando os clientes visitam estandes. A empresa segue com as metas para 2021.

A Trisul também está mantendo suas projeções para o ano. Jorge Cury, presidente da companhia, espera melhora da economia e de aceleração do ritmo de vacinação contra a covid-19 no segundo semestre. “Sou otimista.”

Apostando nos tours virtuais e nas vendas online, a Trisul fez dois lançamentos de alto padrão, neste trimestre, com R$ 328 milhões de VGV. Os apartamentos decorados dos dois projetos foram abertos no domingo. Os juros baixos foram um dos estímulos à decisão de fazer os lançamentos virtuais. A Trisul postergou a apresentação de um projeto, no trimestre, devido ao atraso nas licenças. De janeiro a março, a Trisul vendeu R$ 177,213 milhões, expansão de 33%, ante o mesmo período de 2020.

FONTE: VALOR ECONôMICO