Notícias

07/11/2017

Instituição prorroga regra para financiar usados

A medida viabilizou a destinação de R$ 8,7 bilhões para a habitação, o que vai contribuir para destinação de mais recursos para cidades que estavam com falta de orçamento.

A Caixa Econômica Federal vai prorrogar até o fim deste mês o prazo para compra de um imóvel usado com financiamento de até 80% do valor da unidade habitacional. Em setembro, devido aos problemas de capital do banco, a Caixa decidiu reduzir de 80% para 50% o valor a ser financiado. A medida entraria em vigor no dia 25 de outubro.
Segundo a Caixa, alguns Estados tiveram problemas com a dotação orçamentária, o que impediu que muitos contratos para financiamento da compra do imóvel usado fossem assinados até o dia 25 de outubro. Por isso, o banco resolveu estender o prazo para assinatura dos contratos.

Recentemente, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) fez um remanejamento de recursos de linhas que não tinham sido utilizadas para a área de habitação, assim foi permitida a transferência de recursos para cidades onde havia uma demanda maior. A medida viabilizou a destinação de R$ 8,7 bilhões para a habitação, o que vai contribuir para destinação de mais recursos para cidades que estavam com falta de orçamento.

A Caixa também decidiu manter até o fim deste ano a validade de 180 dias das avaliações dos imóveis, documento exigido para financiamento da moradia. Em setembro, o banco havia informado que a validade do documento seria reduzida para 90 dias a partir de 25 de outubro.

Segundo o vice-presidente da Caixa, Nelson Antonio de Oliveira, as medidas foram anunciadas em setembro para diminuir o valor de capital que o banco precisa reservar para fazer frente a operação de crédito conforme exige o Acordo de Basileia 3, que entra plenamente em vigor a partir de 2019.

FONTE: VALOR ECONôMICO