Apesar das dificuldades do mercado, o diretor executivo da incorporadora You, Inc, Eduardo Muszkat, afirma que a empresa tem registrado um bom desempenho neste ano, mesmo quando comparado com 2014. Ele admite que a crise afetou o setor, mas diz que está conseguindo bons resultados graças aos bons preços de tabela adotada para enfrentar a crise. “E não estamos recorrendo a promoções malucas. Damos descontos, mas sem exageros”, diz.
Segundo ele, a You,Inc tem hoje 50 unidades prontas em estoque, de um total de quatro mil lançadas desde 2010. “Isso é menos do que eu tinha em 2014. Entendo que, se o preço do imóvel é condizente e o produto é bom, o cliente só não compra se não tiver capacidade econômica. A demanda ainda existe”, afirma Muszkat.
Para ele, o cliente está demorando mais para decidir, posterga a compra, mas continua atrás da casa própria. Muszkat explica que o estoque baixo ajuda a empresa a oferecer bons preços, já que tem gasto pequeno para manter as unidades prontas e ainda não vendidas.
O vice-presidente comercial da Abyara Brasil Brokers, Bruno Vivanco, afirma que o mercado como um todo tem um estoque grande, porque vem de um período ativo, com muitos lançamentos em anos anteriores. “As empresas evitam lançamentos num momento em que o resultado não virá. A economia está depressiva”, afirma ele.
O presidente do Sindicato da Habitação (Secovi), Claudio Bernardes, acredita que 2016 também será difícil, mas confia numa recuperação, desde que superados os problemas que afligem o governo federal em vá- rias frentes. “Já passamos por crises piores e conseguimos superar. Vamos passar por essa também. O mais preocupante é que naquelas outras ocasiões não havia a crise política que o governo tem de resolver”, diz.