Notícias

22/06/2022

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliário dedicadas ao bem-estar dos pets

Confira o que os lançamentos residenciais e o setor de serviços trazem de novo para os animais de estimação nos condomínios

Por Gabriela Fachin 

Os espaços dedicados aos animais de estimação são uma tendência nos condomínios residenciais há algum tempo. Afinal, os pais e mães de pets somam quase 50 milhões de indivíduos no Brasil: de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47,9 milhões de pessoas são tutoras de animais de estimação. 

Com as mudanças na rotina impulsionadas pela pandemia e com a presença mais constante dos moradores em casa, os chamados pet places se tornaram essenciais para quem tem um bichinho. Esses espaços possibilitam atividades ao ar livre com os pets dentro do próprio condomínio e estão cada vez mais presentes nos projetos de edifícios residenciais.

“O isolamento social motivado pela pandemia reuniu, como nunca, as famílias e seus pets dentro dos apartamentos. Os empreendimentos de perfil familiar e de unidades compactas contam com uma estrutura dedicada principalmente à recreação dos animais de estimação, que passou a ser mais utilizada nos últimos dois anos”, conta Andrea Bellinazzi, diretora de inteligência de mercado e dados da Tegra Incorporadora.
 

Assim como a presença dos espaços pet em novos projetos residenciais, a circulação com os animais no condomínio e nos arredores está no radar das construtoras. Os cuidados de higiene e saúde dos pets também têm se adaptado ao modelo “sem sair de casa”. Confira algumas novidades do mercado imobiliário e do setor de serviços para os bichinhos nos condomínios: 

Tranquilidade na circulação 

Além dos equipamentos que oferecem, sejam para brincar, treinar ou passear com cães e gatos, a localização dos espaços pet nos condomínios tem se tornado uma preocupação. “A proximidade do pet place em relação às saídas de serviço e aos acessos são relevantes para facilitar a circulação dos animais e evitar conflitos na convivência com os condôminos”, comenta Andrea. 

Serviços de higiene e veterinário em casa 

Alguns condomínios têm espaços para banho e tosa, que podem ser utilizados tanto por um profissional contratado quanto pelos próprios tutores. Contudo, eles não são tão comuns quanto as estruturas dedicadas ao entretenimento dos bichinhos. Mas existem alternativas que levam esses serviços até a porta do edifício. 

A zazuu, por exemplo, é uma startup que tem pet trucks equipados para os serviços de banho e tosa. Atualmente são oito veículos, que atendem nas zonas sul, oeste e norte de São Paulo. “O tutor faz a solicitação pelo app e, no dia e período agendados, o truck vai até o pet, que recebe atendimento personalizado”, explica Larissa Rocha, do setor de marketing da startup. 

No caso dos condomínios parceiros, o serviço acontece todas as semanas e os clientes recebem um desconto. “É um dia bem legal. As pessoas descem [dos apartamentos], trocam experiências e os pets brincam e saem limpinhos”, comenta Larissa.

A empresa também oferece consultas veterinárias e aplicação de vacinas em casa. Com o carro vet, os médicos veterinários chegam a pacientes em toda a grande São Paulo. Os serviços acontecem no próprio apartamento e também podem ser agendados pelo aplicativo. 

Integração com a vizinhança 

Alguns empreendimentos novos também trazem maior proximidade com áreas verdes no entorno, pensando no lazer e convivência dos animais de estimação e seus tutores. “Um dos nossos lançamentos, por exemplo, terá uma alameda decorada com paisagismo e bancos na sua calçada lateral, integrando-se a duas praças nas imediações, que criarão um ambiente especial para os pets”, conta a representante da Tegra. 

Ou seja, o setor imobiliário sempre se renova pensando em todos os moradores, inclusive os de quatro patas. Então, se o bem-estar do seu bichinho é um item importante nos critérios de busca de um imóvel, vale ficar atento a todas as possibilidades de espaço pet e à comodidade dos serviços. 

(Matéria publicada em 22/06/2022)

FONTE: CASA VOGUE