Notícias

21/06/2022

Aluguel no Rio de Janeiro sobe 8,4% em 2022. Veja bairros mais baratos para morar

Segundo o relatório divulgado em maio da Imovelweb, o preço médio do aluguel mensal fechou o mês de maio em 2.034 reais para os apartamentos de dois quartos

Por Tales Ramos 

O valor do aluguel na cidade do Rio de Janeiro acumula alta de 8,4% em 2022. É o que aponta um levantamento realizado pelo portal Imovelweb. De acordo com os dados, o preço médio do aluguel mensal fechou o mês de maio em 2.034 reais para os apartamentos de dois quartos, um aumento de 2,0% no mês, a segunda maior alta desde o início da série. 

Ao analisar o acumulado de 2022, o portal registrou que os preços vêm acelerando na linha do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M). No entanto, se comparamos com os últimos 12 meses, os valores subiram bem abaixo da inflação, o que em termos reais implica em uma queda do aluguem de 5,8 p.p. 

Os dados mostrados no relatório mensal de preços da Imovelweb são gerados com base em 100% dos imóveis listados no portal, seja aluguel ou venda, mostrando o preço médio das propriedades. 

Aluguéis por região 

Ao analisar os dados por região, a Zona Sul é a mais cara, com um preço mensal médio de 2.930 reais. Já a Zona Oeste fecha maio como a mais econômica, custando 1.045 reais por mês.

Por Bairro 

Quando analisamos os bairros, Leblon e Ipanema são os mais caros para morar de aluguel, com um valor médio de 4.000 reais por mês. Veja tabelas abaixo: 

Imóveis à venda no Rio de Janeiro 

O preço médio para compra de imóveis na cidade subiu 0,1% no mês de maio, custando 8.852 reais por m². O valor demonstra o 10º mês consecutivo com aumento no valor. Em 2022 cresceu 1,0% abaixo da inflação (4,9%), gerando uma queda de 3,9 p.p. Já nos últimos 12 meses o valor subiu muito abaixo da inflação, 1,8% comparado com so 12% no mesmo período.

Leblon também se destaca como bairro mais caro, com um valor de 21.536 reais por m². Já Coelho Neto, na Zona Norte da cidade, tem o m² mais barato, com um preço médio de R$ 2.328. 

Rentabilidade dos Imóveis no Rio de Janeiro 

O índice de rentabilidade imobiliária relaciona o preço de venda e o valor de locação do imóvel para verificar o tempo necessário para recuperar o dinheiro utilizado na aquisição do imóvel. O relatório de maio apontou um índice de 4,33% bruto anual, o que significa que são necessários 23,1 anos de aluguel para reembolsar o investimento de compra, 4,1% a menos que um ano atrás. 

Centro e Zona Norte são as regiões que oferecem maior retorno para os investidores. Vaz Lobo e Cordovil são os melhores bairros para quem busca renda. 

(Matéria publicada em 20/06/2022)

FONTE: EXAME