15/04/2021

Financiamentos imobiliários da Caixa crescem 103,1% no 1º trimestre

Segundo dados do banco, foram concedidos R$ 16,1 bilhões em empréstimos imobiliários com recursos da poupança

A Caixa Econômica Federal informou que, no primeiro trimestre de 2021, concedeu R$ 28,9 bilhões em empréstimos imobiliários, assinando 134,8 mil novos contratos. O montante é 35,5% superior ao concedido no mesmo período de 2020.

Entre os segmentos do crédito imobiliário, os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) totalizaram R$ 16,1 bilhões, com crescimento de 103,1% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Em março, R$ 7,2 bilhões foram concedidos, alta de 146,5% frente a março do ano passado.

Com o resultado acumulado de janeiro a março, a carteira de crédito habitacional da Caixa, que mede o estoque de empréstimos, atingiu R$ 514,1 bilhões, chegando a 5,6 milhões de contratos. O banco é o maior financiador da casa própria no Brasil, concentrando 68,5% do mercado.

Em relação ao segmento pessoa jurídica, a Caixa financiou a construção de 562 empreendimentos no primeiro trimestre, volume 48% maior que o apurado no mesmo período de 2020. Ao todo, são 68,9 mil novas unidades em produção. Atualmente, a Caixa financia 7,3 mil empreendimentos e 940 mil unidades em obra.

A Caixa oferece quatro modalidades de financiamento imobiliário com recursos da poupança. Em março deste ano, a instituição lançou uma nova modalidade de crédito imobiliário residencial com juros atrelados ao rendimento da caderneta de poupança, mais um percentual que irá variar de acordo com o perfil do cliente.

Denominada Crédito Imobiliário Poupança Caixa, a nova modalidade tem taxas efetivas de 3,35% ao ano, somadas à remuneração adicional da poupança: 70% da taxa Selic quando esta for igual ou menor a 8,5% ao ano; ou 6,17% ao ano quando a Selic superar 8,5% ao ano.

O saldo devedor do financiamento será atualizado mensalmente pela Taxa Referencial (TR), e o prazo de pagamento é de 35 anos (420 meses). A modalidade é válida para compras de imóveis novos, usados, construção e reformas.

FONTE: AEC WEB