Notícias

28/03/2024

Financiamento para casa própria com FGTS Futuro começa em abril, diz Caixa (Valor Econômico)

Novidade vai estar disponível em até 15 dias aos trabalhadores com renda de até R$ 2.640, para compra de imóveis novos e usados pelo programa Minha Casa, Minha Vida

A Caixa irá iniciar as contratações de financiamentos habitacionais com utilização do FGTS Futuro em abril. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), logo após a aprovação da nova modalidade de crédito pelo Conselho Curador do fundo.

 

Segundo a autarquia, a novidade vai estar disponível em até 15 dias aos trabalhadores com renda de até R$ 2.640, para compra de imóveis novos e usados pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

 

O FGTS Futuro poderá ser utilizado pelo titular da conta vinculada ao fundo, que deverá autorizar, no ato da contratação do crédito habitacional, a realização da caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS, por um prazo de 120 meses. Conforme a autarquia, a autorização poderá ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS.

Para a vice-presidente de habitação da Caixa, Inês Magalhães, “é uma iniciativa inédita e de extrema relevância para aumentar o acesso à moradia pelas famílias que mais precisam”.

 

Na prática, trata-se de uma nova modalidade de crédito habitacional atrelada ao benefício do fundo dado aos trabalhadores. Ao contratar o produto, o banco vai informar a capacidade de pagamento para financiamento habitacional, com e sem a utilização dos depósitos futuros. Caso haja a opção do uso do FGTS Futuro, os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

 

Se o trabalhador for demitido, ele não poderá sacar o saldo da conta que estiver comprometido com o financiamento do imóvel. Todo o excedente disponível na conta de FGTS é utilizado para reduzir a dívida, com exceção do recolhimento da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador.

 

A Caixa ressalta que o uso ou não desse recurso é uma decisão exclusiva do trabalhador e a medida é válida apenas para novos contratos de financiamento.

A autarquia diz, ainda, que a escolha pelo FGTS Futuro só pode ser feita no momento da contratação da operação. Caso o cliente não opte nesse momento, depois poderá usar os recursos depositados na conta vinculada do FGTS, conforme demais modalidades previstas em lei. 

FONTE: VALOR ECONôMICO