Notícias

07/04/2021

Desabastecimento de aço é problema para 84% das construtoras do País

Pesquisa da CBIC apurou que o aço também é o material com maior demora no tempo de entrega. Levantamento foi realizado com 206 empresas

Conforme um levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para verificar o atual cenário da falta de insumos, 84% das construtoras estão desabastecidas de aço em suas regiões. A pesquisa consultou 206 empresas de todo o País.

As construtoras também responderam que o aço é o material que mais demora a ser entregue. Questionadas sobre o prazo médio de entrega das usinas em suas regiões, 39,3% das empresas responderam “entre 30 e 60 dias”, e 25,7% responderam “entre 60 e 90 dias”.

Durante reunião no Ministério da Economia com representantes da cadeia produtiva do aço e entidades representativas dos principais compradores do País, realizada em 23 de março, a CBIC sugeriu ao governo a redução do imposto sobre a importação do aço para tentar resolver o problema do desabastecimento.

“Precisamos de um choque de oferta para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Nossa proposta é a redução imediata do imposto de importação”, disse José Carlos Martins, presidente da entidade. Para ele, enquanto a oferta e a demanda não forem normalizadas, não será possível estabilizar preços.

A CBIC também informa que o desabastecimento e a insegurança com relação aos custos de vários materiais podem prejudicar a atividade da construção, que no início do ano tinha a previsão de crescer 4% em 2021 e gerar 200 mil novas vagas de empregos.

FONTE: AEC WEB