28/07/2021

Crédito com garantia de imóvel cresce em 2021

Os dados apontam que mais pessoas estão buscando esse recurso, que se mostra cada vez mais seguro

O crédito com garantia de imóvel foi uma das modalidades de empréstimo mais procuradas em 2020, e também em 2021, sendo, sem dúvidas, a mais vantajosa para todos os lados.

Com o cenário financeiro e social atual e a segunda onda da pandemia no Brasil, o que afetou a economia nacional, é natural que a procura por empréstimos cresça e que os solicitantes estejam mais cautelosos em relação a dívidas.

Ainda assim, talvez por uma necessidade na procura por outras alternativas, pelas apostas crescentes em investimentos próprios e a valorização da tecnologia, o mercado do crédito com garantia de imóvel mostra um padrão de crescimento que há muito não era presenciado.

Em 2020, por volta de 2,8 bilhões de solicitações desse segmento de crédito foram realizadas em fintechs. As plataformas de crédito online investem na segurança de seus clientes e no contato menos burocrático, mais prático e que se adequa às necessidades reais.

Segundo a ABECIP - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, enquanto a expectativa para o crescimento de financiamentos era de 32% no ano de 2020, esse número bateu um recorde inédito desde 2014, atingindo a marca importante de 57,5%. Isso mostra que o mercado de crédito com garantia de imóvel não apenas se mantém estável, como vem crescendo.

Ao analisarmos o histórico dos últimos, vemos que a partir do segundo semestre de 2020, o ritmo de crescimento do CGI impressiona. São 88% de crescimento no número de novos contratos, quando comparado com o mesmo período de 2019. E o início desse ano sustenta a forte tendência de crescimento, com 61% a mais de contratos quando comparado com 2020.

A aposta de investidores na modalidade, antes pouco comum no Brasil, vem demonstrando que as vantagens do financiamento e refinanciamento de imóveis têm tomado os experts brasileiros e os interessados por finanças e investimentos, assim como aqueles que buscam crédito seguro e com menos taxas e juros. Enquanto os juros para outras modalidades de empréstimo, podem atingir a marca de três dígitos, o crédito imobiliário pode oferecer juros anuais que giram em torno de 20 pontos porcentuais.

Além disso, investidores têm buscado maiores prazos. O financiamento e refinanciamento podem render uma extensão de 20 anos para pagar a dívida, a depender da instituição financeira e da quantia de crédito concedida. O crédito com garantia de imóvel também oferece recursos mais amplos, que podem chegar a 60% do valor total do imóvel em refinanciamento, por exemplo.

Outro fator que contribui para a tomada de decisão por parte do investidor é a possibilidade de negociação. Empréstimos com garantia de bens imobiliários tendem a ser mais flexíveis, e os prazos e juros mais facilmente negociados, além de possuir processos muito menos burocráticos.

Se você pensa em investir ou precisa de um fundo de segurança através de crédito rápido, seguro e menos burocrático, aposte no crédito imobiliário.

Para entender o passo a passo do refinanciamento, leia nosso artigo sobre o tema. Fique sempre de olho nas redes sociais e nas novidades e notícias da Keycash, a plataforma de crédito que te ajuda a entender o mundo das finanças de maneira descomplicada e segura.

FONTE: A TRIBUNA