Notícias

19/10/2020

Corte da Caixa e prévias de construtoras devem aquecer mercado de imóveis, diz Bank of America

Analistas pontuam que o banco, com 45% de participação no mercado imobiliário, reduziu o piso das taxas de juros para 6,25% e flexibilizou pagamentos

O Bank of America (BofA) afirma que está “otimista com o mercado imobiliário brasileiro”, levando em consideração as novas medidas da Caixa para financiamento imobiliário e as prévias operacionais das construtoras até o momento.

Em relatório divulgado hoje, as analistas Nicole Inui e Gabriella Tak pontuam que a Caixa, que possui 45% de participação de mercado nos contratos imobiliários, reduziu novamente o piso das taxas de juros dos financiamentos, de 6,5% para 6,25%. Outra medida do banco é a flexibilização de pagamentos como maior carência e percentual mínimo de pagamento.

“As novas medidas devem continuar a alimentar a demanda por morarias, aumentando a acessibilidade”, afirmam as analistas. A Caixa espera atingir R$ 83 bilhões em concessão de crédito com as ações.

Já os números da Eztec e da Tenda “superaram as estimativas com lançamento e vendas acima das expectativas”, segundo o BofA. O banco ressalta os “resultados operacionais impressionantes” da Tenda, com destaque para lançamentos, 48% acima das projeções do BofA, e para receita líquida, 24% acima das expectativas. As analistas pontuam que metade dos lançamentos foram em São Paulo, o que levou a um preço por unidade 7% mais alto, e que mantêm a recomendação de compra para os papéis.

No caso da Eztec, as prévias também superaram as expectativas apesar da queda de 15% no de lançamentos no comparativo anual. O principal segmento de destaque foi o de renda média, enquanto as vendas de segmentos premium “desaceleraram ligeiramente” no mês de setembro.

“Embora a Eztec pareça mais confortável para retomar os lançamentos, acreditamos que as aprovações municipais podem ser um gargalo no curto prazo”, afirmam as analistas. A recomendação do BofA para os papéis é neutra.

FONTE: VALOR ECONôMICO