Notícias

19/09/2017

Congresso Euromoney / ECBC

Filipe Pontual, diretor da Abecip, participou do encontro sobre as perspectivas globais dos Covered Bonds, equivalente à Letra Imobiliária Garantida (LIG)

O Covered Bond, equivalente à Letra Imobiliária Garantida (LIG) no Brasil, esteve no centro dos debates do último congresso realizado pela parceria entre a Euromoney e a European Covered Bond Council em Barcelona, na Espanha, nos dias 13 e 14 de setembro.

O diretor da Abecip, Filipe Pontual, representou a associação na 26ª plenária da ECBC, que teve como tema as perspectivas dos Covered Bonds no mundo, ao lado de executivos do Banco Mundial, Fitch Ratings, JP Morgan, Canada Mortgage & Housing, e outros. O painel tratou dos recentes avanços dos Covered Bonds em vários mercados do mundo, padrões qualitativos, regulamentação e ainda o papel da indústria para garantir o tratamento adequado do CB no Comitê de Supervisão Bancária da Basileia. 

Em outro painel da Euromoney, o diretor da Abecip e demais participantes – Barclays, Moody’s, Allen & Overy, Group Treasurer – levantaram várias questões em torno das novas jurisdições para o mercado de CB: o que acontece nos bastidores? Que etapas as agências de rating precisam cumprir para avaliar o CB sob nova jurisdição? Quais os requisitos para investir? Os investidores comprarão em moeda local? 

“Por aqui, o Conselho Monetário publicou recentemente uma resolução normatizando a emissão de LIG, faltando poucos detalhes que serão regulamentados por circulares do Banco Central. A expectativa é que, ao longo do tempo, a LIG se torne uma importante fonte de recursos para o crédito imobiliário”, ressalta Filipe.