Notícias

24/04/2020

Confira 5 vantagens de investir em imóveis na planta

Se você não tem pressa para morar ou alugar o apartamento, saiba que ele valoriza entre 20% e 50% depois de pronto, segundo o Sinduscon

O imóvel na planta é uma opção para quem tem mais tempo para planejar o pagamento das prestações ou deseja negociar a entrada, as parcelas e as condições do financiamento. Um dos receios da aquisição na planta é o atraso na entrega das chaves, mas a legislação brasileira passou a atuar para proteger as partes envolvidas.

O Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, prevê que a construtora responsável tem um prazo de 180 dias após a data prevista de conclusão do empreendimento para entregar as chaves. Se isso não for cumprido, os consumidores podem exigir o recebimento do apartamento, aceitar outro produto ou serviço equivalente ou até mesmo rescindir o contrato. Confira as cinco principais vantagens dessa escolha:

 

Planejamento

O primeiro ponto positivo que o comprador tem é a possibilidade de realizar um planejamento maior e melhor, inclusive na questão do pagamento, já que terá o tempo a seu favor para executar todas as reformas e tomar providências com calma, sem improviso.

Descontos na compra

Para comprar um imóvel na planta, geralmente é necessário o pagamento de 20% a 30% do valor integral do imóvel como entrada, e o resto pode ser parcelado. Porém, quanto mais recursos o comprador tiver na entrada ou durante a obra, mais descontos poderá conseguir com a construtora.

 

Valorização

Um imóvel na planta está sujeito a valorização e isso pode ocorrer de acordo com o andamento das obras. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto. “Um exemplo foi o Cenário de Monet, que entregamos com dois meses de antecedência em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Quem comprou na época do lançamento, em 2016, viu a unidade valorizar mais de 40% na entrega em 2018”, conta Sheila Ferreira, gerente de vendas da Riooito Incorporações.

 

Menos burocracias

Os trâmites também são favoráveis. Como os apartamentos não passaram por nenhum outro proprietário, todo processo é facilitado. Quando o imóvel é usado, o procedimento é maior para desenrolar a questão da escritura, seja na esfera jurídica, civil ou criminal.

 

Personalização do imóvel

Nada como buscar algo inovador e ter poder de escolha em seu projeto, não é mesmo? Pois essa é mais uma facilidade para os investimentos direto na planta. Na maioria dos casos é possível realizar adaptações em conjunto com a construtora, alterando os formatos para o seu gosto e assim chegar o mais perto possível do imóvel ideal. Mas vale ressaltar que tudo deve ser feito em parceria com a empresa, para que sejam respeitadas todas as normas de segurança na construção e finalização da obra

FONTE: ESTADO DE S. PAULO