Notícias

14/05/2021

Comércio de cimento tem alta acumulada de 20,8% em 2021

No acumulado do ano, 20,4 milhões de toneladas foram comercializadas. Em abril de 2021, a alta foi de 26,5% frente ao mesmo mês de 2020

 As vendas de cimento em abril totalizaram 5,3 milhões de toneladas, o que corresponde a uma alta de 26,5% em comparação ao mesmo mês de 2020. No acumulado do ano, 20,4 milhões de toneladas foram comercializadas, aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

Esse resultado se deve, principalmente, a uma base de vendas muito fraca no primeiro quadrimestre do ano passado, especialmente abril, que teve o pior desempenho (-6%) da indústria do cimento em 2020. Isso faz com que o efeito estatístico alavanque variações positivas, provavelmente até maio.

No tocante a abril de 2021, os principais indutores de crescimento continuam sendo as obras imobiliárias e as reformas residenciais e comerciais.

Na avaliação por dia útil – indicador que analisa o número de dias trabalhados –, em abril, as vendas aumentaram 8,2% face a março, com 237,2 mil toneladas de cimento comercializadas. Em comparação a abril do ano passado, houve alta de 25,8%.

Segundo a SNIC, os cortes no orçamento do governo federal, principalmente em atividades como infraestrutura e programas habitacionais como o Casa Verde Amarela, aliados a outros fatores como instabilidade macroeconômica, desemprego em alta, ritmo lento da vacinação e a perda da massa salarial vem abatendo o otimismo e aumentando ainda mais a incerteza e a cautela do setor produtivo brasileiro.

"Os resultados são positivamente surpreendentes até o momento, mas ainda sem sustentação, conforme indica a projeção do PIB da Construção Civil com a significativa queda de 4% para 2,5%. As vendas estão sendo apoiadas, em sua grande maioria, pelo mercado imobiliário residencial e isto impõe cautela à indústria do cimento para o futuro. A diversificação da fonte de demanda é primordial e os resultados dos leilões de abril apontam para o retorno do segmento da infraestrutura como importante vetor de consumo a médio prazo", disse Paulo Camillo Penna, Presidente do SNIC.

FONTE: AEC WEB