Por Álvaro Campos, Renan Truffi e Sofia Aguiar
Os CEOs de grandes bancos se reuniram na manhã desta terça-feira com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Segundo o Valor apurou, na pauta do encontro estavam alternativas ao funding para o crédito imobiliário, em meio à queda estrutural da poupança.
“Foi uma reunião de nivelamento para o encontro da quinta-feira com o presidente Lula”, comenta um interlocutor com conhecimento do assunto. Galípolo já tinha dito anteriormente que as soluções encontradas devem ser apresentadas a Lula antes de serem divulgadas publicamente.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) ainda não confirma a reunião de quinta-feira, mas o Valor apurou essa possibilidade com integrantes da cúpula do governo. Também deve participar dessa agenda o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
O BC e a Caixa, de longe a maior instituição no crédito imobiliário, têm discutido possibilidades para ampliar os recursos, incluindo algumas opções de curto prazo, como uma eventual queda dos depósitos compulsórios, e outras configurações mais perenes, como uma solução de securitização, mas que ficam difíceis de serem viabilizadas em um ambiente de Selic a 15%.
Na lista de participantes do encontro de hoje estavam o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney; o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Sandro Gamba; o presidente do Itaú, Milton Maluhy; o presidente do Santander, Mario Leão; o presidente da Caixa, Carlos Vieira; e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. Ainda assim, nem todos da lista de fato estiveram presentes.