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03/08/2015

Bradesco compra filial do HSBC no Brasil por US$ 5,2 bi e encosta no Itaú

A demora no anúncio, segundo fontes, chegou a despertar uma possível preocupação em relação à conclusão da venda.

Aline Bronzati

O Bradesco comprou todo o conglomerado do HSBC no Brasil por US$ 5,2 bilhões, segundo apurou o ‘Broadcast’, serviço em tempo real da ‘Agência Estado’. A aquisição seria anuncia da nesta madrugada, em Londres, depois de mais de dois meses de negociações e uma disputa que teve entre os candidatos ao negócio o espanhol Santander e o Itaú Unibanco.

A compra, antecipada pelo Broadcast em 20 de julho, foi concluída neste final de semana e vai permitir ao banco brasileiro ultrapassar a marca de 30 milhões em clientes e cerca de R$ 1,193 trilhão em ativos no País.

A transação estava prevista para ser anunciada junto com o balanço trimestral do banco britânico, às 5h em Londres (1h em Brasília). Segundo reportagem do Financial Times da última sexta-feira, os executivos do HSBC tinham pressa de fechar o negócio antes da divulgação de resultado para que a instituição financeira pudesse mostrar aos acionistas e analistas a evolução de seu plano estratégico.

Nas últimas semanas, executivos do Bradesco estavam em Londres para negociar os detalhes da operação. A demora no anúncio, segundo fontes, chegou a despertar uma possível preocupação em relação à conclusão da venda.

A negociação não foi fácil. O Bradesco, de acordo com fontes, teria sido bem exigente nas condições da aquisição, o que fez com que o HSBC mantivesse o Santander na disputa, caso o acordo com o Bradesco não fosse bem sucedido. Na semana passada, o presidente do banco espanhol no Brasil, Jesús Zabálza, chegou a dizer que a instituição ainda estava na disputa

Comprar o HSBC, com cerca de R$ 160 bilhões em ativos e 5 milhões de clientes, significa para o Bradesco encostar em seu principal concorrente, o Itaú, praticamente eliminando a distância existente desde a fusão como Unibanco. No fim de março, o Itaú tinha R$ 1,295 trilhão em ativos.

Além da operação de varejo do HSBC, o Bradesco ficará também com a plataforma de atacado, que incluía área de ‘corporate sales’ (de derivativos e câmbio). Toda a unidade gera receitas anuais de R$ 1bilhão, conforme a fonte. O valor a ser pago pelo Bradesco, de US$ 5,2 bilhões, ficou acima das expectativas do mercado que indicavam algo em torno de US$ 4,1 bilhões – já que a filial brasileira vinha registrando prejuízo. 

Com a venda, o banco inglês deve estruturar no Brasil uma operação de atacado do zero, usando a mesma licença ou solicitando uma nova para atuar. Executivos do HSBC já foram sondados para a nova operação. Uma pequena lista com nomes de candidatos a ficar no HSBC foi passada para o Bradesco. 

 

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO – PáG. B1