05/03/2021

Apto firma parceria com Secovi-SP para estimular setor imobiliário

O Apto, plataforma brasileira voltada para a compra de imóveis recém-lançados, quer dar uma “injeção de dados” no sistema de geoprocessamento do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Em parceria firmada entre ambos e adiantada com exclusividade à Forbes, construtoras e incorporadoras filiadas ao sindicato poderão, a partir de agora, acessar as informações da startup relacionadas a novos empreendimentos no GeoSecovi.

Com a integração dos dados do Apto ao GeoSecovi, a ferramenta não só disponibilizará informações geográficas e demográficas, mas também terá dados sobre imóveis que serão lançados. “Os usuários poderão, por exemplo, verificar os nomes de empreendimentos de médio e de alto padrão lançados, as tipologias, os números de unidades, as metragens, entre outras informações”, diz o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci.

Embora o Apto tenha atuação em 119 cidades do Brasil, os dados introduzidos no GeoSecovi serão apenas de lançamentos imobiliários do estado de São Paulo, contemplando a capital e sua região metropolitana, assim como algumas cidades do interior. Estima-se, segundo a startup, que mais de 1.750 empreendimentos dentro da plataforma sejam dessas localidades.

O CEO da startup, Alex Frachetta, comemora a parceria e disseminação dos dados. “Como quase todas as construtoras são associadas ao Secovi-SP, enxergamos que essa parceria impactará bastante o mercado”, afirma. “O principal beneficiado disso tudo será a área de novos negócios, responsável pela compra de novos terrenos, que poderá tomar decisões mais assertivas com base na concorrência, por exemplo.”

A parceria, segundo Frachetta, não contou com nenhum incentivo financeiro e não tem data para finalizar. “Essa união vai ser boa para os dois lados”, diz. “Para o Secovi-SP, eu desejo que [a inserção de novos dados] seja um diferencial para utilizar a plataforma deles. Para nós, desejamos ficar na cabeça de incorporadoras e construtoras como sinônimo de informação de qualidade.”

O modelo de negócios do Apto gira em torno desse bom relacionamento com agentes do mercado imobiliário. Por ser um buscador de novos imóveis, nada melhor do que ir direto à fonte para se ter informação de qualidade dos empreendimentos. Hoje, de acordo com Frachetta, a plataforma gera para mais de 100 atores do setor um tíquete médio de R$ 760 mil na venda de apartamentos e casas, ao redirecionar compradores para o site oficial das construtoras e incorporadoras.

FONTE: FORBES BRASIL