Notícias

28/06/2022

Vendas pendentes de residências nos EUA sobem em maio e quebram sequência negativa

Resultado positivo para maio superou expectativa de economias e encerrou um período de seis quedas consecutivas

Por Eduardo Magossi

As vendas pendentes de casas nos Estados Unidos subiram 0,7% em maio, na relação com abril, encerrando um período de seis quedas consecutivas, informou há pouco a Associação dos Corretores Imobiliários (NAR, na sigla em inglês). O dado veio mais forte do que era projetado por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de queda de 4%. Porém, na relação com igual período do ano passado, todas as quatro regiões dos EUA tiveram recuos, segundo relatório da NAR.

Na relação de maio de 2022 com o mesmo mês do ano passado, o recuo atingiu 13,6%. “Apesar do pequeno ganho nas vendas pendentes em relação ao mês anterior, o mercado imobiliário está claramente passando por uma transição”, disse o economista-chefe da NAR, Lawrence Yun. “A assinatura de contratos caiu de forma expressiva em relação ao mesmo período do ano passado por conta das hipotecas muito mais caras”, disse.

Os contratos pendentes são bons indicadores iniciais dos próximos fechamentos de vendas. No entanto, a quantidade de tempo entre os contratos pendentes e as vendas concluídas não é idêntica para todas as vendas de casas. As variações na duração do processo, desde o contrato pendente até a venda fechada, podem ser causadas por questões como dificuldades do comprador em obter financiamento hipotecário, problemas de inspeção residencial ou questões de avaliação. 

(Matéria publicada em 27/06/2022)

FONTE: VALOR ECONôMICO