10/08/2018

Vendas de cimento no Brasil caem 2,5% em julho, setor corta projeção, diz Snic

A indústria brasileira de cimento teve queda de 2,5 por cento nas vendas em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 4,589 milhões de toneladas, informou nesta quinta-feira a entidade que representa o setor, Snic.

Na comparação com junho, as vendas recuaram 7,7 por cento, segundo os dados da entidade.

Com o resultado, a entidade cortou a expectativa de crescimento das vendas do setor em 2018 de crescimento de 1 a 2 por cento para queda de 1 a 2 por cento, o quarto ano seguido de retração.

"Iniciamos o ano 2018 com relativo otimismo... mas o desempenho de indicadores da atividade econômica do país até maio revelou que o ritmo da recuperação seguia em nível inferior ao esperado", disse em comunicado o presidente do Snic, Paulo Camillo, citando ainda o impacto da greve dos caminhoneiros e incertezas do cenário político.

No acumulado de janeiro a julho, as vendas da indústria de cimento acumulam queda de 1,7 por cento, para 29,969 milhões de toneladas.

Em julho apenas, todas as regiões do país mostraram queda nas vendas de cimento na comparação anual, com destaque para recuo de 9,9 por cento no volume comercializado no Norte e 7,1 por cento de retração no Sul. O Sudeste teve queda de 1,6 por cento, o Nordeste recuou 0,2 por cento e o Centro-Oeste mostrou queda de 0,6 por cento, segundo os dados do Snic.

FONTE: UOL