A venda de imóveis novos na cidade de São Paulo encolheu 4,5% em fevereiro, sobre um ano antes, segundo SecoviSP, mantendo trajetória historicamente baixa do indicador.
Os dados fazem parte de um levantamento mensal do Sindicato da Habitação de São Paulo, e apontam que, apesar dar vendas reticentes, houve expansão dos lançamentos de empreendimentos. Em fevereiro, foram comercializadas 798 unidades residenciais novas. O volume é 28,3% superior ao total vendido em janeiro e 4,5% inferior a fevereiro de 2016.
No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, foram vendidas 15.804 unidades, queda de 22,8% em relação ao mesmo período encerrado em fevereiro de 2016.
O Secovi-SP também registrou um total de 179 unidades residenciais lançadas em fevereiro, volume 244,2% superior a janeiro e 4,7% acima de igual mês do último ano. Entretanto, no acumulado dos últimos 12 meses, foram lançadas 16.724 unidades, uma variação negativa de 26,2%.
O estoque de imóveis disponíveis para venda - composto por unidades na planta, em obra e recém-construídas - atingiu 22.546 unidades.
Para o presidente da entidade, Flavio Amary, o comportamento atual do mercado ainda é tímido, pois reflete os resultados econômicos negativos de 2015 e 2016.