Notícias

20/03/2020

Variação IGMI-R/ABECIP de fevereiro fica abaixo do mês anterior, mas mantém crescimento

A variação mensal do IGMI-R/ABECIP em fevereiro (0,92%) ficou pouco abaixo do crescimento verificado no mês anterior (1,03%), mas manteve sua tendência ascendente em relação aos 12 meses

A variação mensal do IGMI-R/ABECIP em fevereiro (0,92%) ficou pouco abaixo do crescimento verificado no mês anterior (1,03%), mas manteve sua tendência ascendente sob a perspectiva das variações acumuladas em 12 meses (6,09% em fevereiro contra 5,17% em janeiro). Entre as capitais analisadas, Recife foi a única a registrar variação negativa no resultado mensal, e na dinâmica da variação acumulada em 12 meses (2,13% em fevereiro, abaixo dos 2,37% em janeiro).

São Paulo foi mais uma vez o destaque positivo, tanto em termos da variação mensal quanto da acumulada em 12 meses, tendo nessa última superado os dois dígitos pela primeira vez na série histórica iniciada em janeiro de 2015. Entre as demais capitais, Curitiba, Salvador, Goiânia e Brasília tiveram crescimentos acumulados em 12 meses superando as variações dos índices de preços ao consumidor no período, enquanto Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife ainda não apresentaram ganhos reais nas variações dos preços de seus imóveis residenciais.

Apesar da ligeira desaceleração das variações mensais nos dois primeiros meses de 2020, a comparação do primeiro bimestre do ano em relação ao último bimestre de 2019 mostra uma tendência de recuperação relativa ao desempenho da mesma base de comparação nos dois anos anteriores. No caso do Brasil, o crescimento do primeiro bimestre de 2019 comparado ao último de 2018 (0,08%) havia sido inferior ao do primeiro bimestre de 2018 em relação ao último de 2017 (0,15%). No entanto, o resultado do primeiro bimestre de 2020 comparado ao último de 2019 mostrou uma aceleração significativa (2,03%).

Os indicadores relativos ao nível de atividade e ao mercado de trabalho no início de 2020 já traziam alguma incerteza com relação à aceleração da tendência de retomada dos preços dos imóveis residenciais no Brasil, apesar de fatores favoráveis como a redução das taxas de juros. O desdobramento dos impactos da pandemia sobre virtualmente todos os indicadores econômicos fez crescer consideravelmente essa incerteza.

FONTE: ABECIP