Notícias

02/08/2021

Vantagens de comprar um imóvel na planta

Comprar a casa própria é uma grande decisão

Comprar a casa própria é uma grande decisão. Na maioria dos casos, é o maior investimento que a pessoa faz ao longo da vida. Por isso, é preciso analisar criteriosamente todas as opções — inclusive as facilidades de se adquirir um imóvel na planta, embora exija paciência para esperar a obra ficar pronta.

As principais vantagens são financeiras. O comprador tem tempo para planejar o pagamento, o imóvel na planta custa menos do que um pronto, a entrada pode ser parcelada e diluída durante a construção, o apartamento tem grande potencial de valorização após a conclusão da obra, não há risco de a documentação ter problema e ainda há a possibilidade de personalizar os espaços internos. O superintendente regional RJ da Direcional, Ivan Bettencourt, destaca que é possível adquirir um imóvel na planta sem ter dinheiro guardado, diluindo o valor da entrada ao longo da obra. Na construtora, é possível adquirir uma unidade popular com um sinal de apenas R$ 500.

— Comprar na planta não tem risco. O imóvel é registrado em cartório, tem documentação regularizada e garantia da construtora após a entrega. No caso de um apartamento pronto, o comprador precisa pagar a entrada à vista, que em geral corresponde de 20% a 30% do valor total — compara ele.

Bettencourt destaca ainda a tendência de valorização do apartamento durante a obra. Tanto que, além das vendas durante o lançamento, há um movimento grande dos negócios também na entrega, quando o imóvel já se valorizou e há poucas unidades em oferta no empreendimento.

Na Construtora Tenda, que aposta no segmento de unidades populares, enquadradas no programa Casa Verde e Amarela, o cliente encontra condições facilitadas para adquirir um bem que, provavelmente, será o maior de sua vida: entrada de baixo valor e parcelas do financiamento pré-definidas, o que facilita o planejamento financeiro.

— Em 12 ou 15 meses, prazo de entrega da obra, ele já poderá morar no imóvel. E, antes de ter o apartamento pronto, ele pode imaginar cada ambiente da sua futura casa por meio das imagens em 3D da planta e planejar inclusive a disposição dos móveis. A ferramenta evita desperdícios e torna o sonho do cliente mais tangível — diz Alexandre Boffoni, diretor regional da Tenda no Rio de Janeiro.

Processo construtivo

A personalização dos ambientes é outra vantagem. O cliente pode mudar o piso, escolher cores para pintar as paredes, fazer texturas ou mexer na iluminação. Mas, no caso dos empreendimentos da Tenda, o comprador não pode alterar o desenho interno do imóvel, por exemplo, pois as construções são de concreto e há restrições para algumas mudanças. De qualquer forma, nunca é possível mudar paredes estruturais e pilares.

— Nas plantas dos imóveis, a construtora examina todas as possibilidades de desenho e sugere as que são possíveis para cada projeto. Nossos vendedores são bem treinados para deixar muito claro para o cliente como é a planta de cada imóvel — informa o diretor da Tenda.

Na Direcional, o processo construtivo é feito com fôrmas de alumínio, que eliminam o consumo de madeira e de pregos na obra. A construtora é pioneira no país na adoção deste tipo de tecnologia, que lança mão de fôrmas reutilizáveis. Elas são montadas já no formado dos prédios e recheadas de massa de concreto. Quando retiradas, podem ser utilizadas em outros empreendimentos.

— No método tradicional, a fôrma é feita de madeira, depois é quebrada e descartada. Uma solução ambientalmente agressiva e que gera um desperdício muito grande de material. Nossa obra é mais limpa — afirma Ivan Bettencourt.

Uma das opções de mudança permitida nos imóveis da Direcional está na cozinha americana, aberta para a sala, que o cliente tem opção de fechar. Dependendo do preço do imóvel, a entrega é feita com piso assentado ou apenas no contrapiso, pronto para que o novo morador instale o piso que desejar.

Lançamentos têm atraído a atenção dos investidors

A opção tem sido buscada por quem quer diversificar as aplicações financeiras

Diretor regional de lançamentos da Brasil Brokers, Vitor Moura afirma que a procura por unidades prontas é maior do que a busca por imóveis vendidos na planta devido à necessidade das pessoas de ter um lugar para morar. Mas os lançamentos têm atraído a atenção dos investidores, que esperam o empreendimento ficar pronto para vendê-lo tão logo recebam as chaves, segundo ele.

— Nesse momento em que os juros das aplicações financeiras estão muito baixos, muitas pessoas estão buscando diversificar os investimentos. E a opção por imóveis tem sido positiva — avalia.

Moura destaca ainda o fato de os apartamentos novos, ao contrário dos usados, sempre estarem atualizados com as tendências de mercado e com as inovações tecnológicos. Nos lançamentos, em geral, as unidades são entregues com tomadas de USB, sistema de automação interno e infraestrutura para aparelhos de ar-condicionado Split, além de novidades como biometria para acessar o condomínio e olho mágico digital, por exemplo. Sem falar nos modernos materiais de acabamento, que são um diferencial dos imóveis novos.

Também têm feito sucesso entre as novas tendências os apartamentos térreos, agora chamados de “garden”, que eram o patinho feio do mercado imobiliário. Eles ganharam status e passaram a disputar a preferência dos compradores com as coberturas. Essas mudanças têm a ver com a pandemia.

— Hoje há muita procura por unidades com varandas, apartamentos de cobertura e gardens, que viraram a menina dos olhos do mercado. Muitas construtoras permitem a personalização dos apartamentos durante a obra, o que é mais um diferencial, embora a maioria dos lançamentos já tenham bancadas nas varandas, pias e churrasqueiras a gás ou elétrica e alguns outros mimos — afirma Vitor Moura.  

FONTE: EXTRA