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12/10/2018

Urbplan, em recuperação judicial, lança nova marca

Apesar da mudança da marca, a razão social será mantida

A Urbplan - loteadora que pediu recuperação judicial em abril - começou a atuar, na semana passada, com a marca Tua Terra, apresentada a clientes, funcionários, fornecedores e parceiros permutantes de áreas. Apesar da mudança da marca, a razão social será mantida. A nova marca faz parte do modelo de comunicação com consumidores que está sendo adotado, incluindo aplicativo com informações sobre loteamentos e área em que os clientes podem acessar contratos de compra e venda, termos de quitação do imóvel e realizar emissão de boletos.

"Queremos reduzir as razões para a inadimplência", diz Nélson Bastos, da Ivix Value Creation, consultoria financeira à frente da Urbplan. Segundo o executivo, a taxa de inadimplência, que chegou a superar 50%, vem sendo reduzida nos últimos meses. A empresa tem 2 mil lotes em estoque e 3 mil unidades em processo de distrato por inadimplência. Esses lotes em fase de rescisão podem ser retomados ou resultar em novos contratos com os mesmos clientes.

Nos últimos meses, a Urbplan tem buscado manter clientes em carteira por meio da renegociação de contratos em melhores condições. Taxas de financiamento com cobrança de correção monetária mais 12% ao ano têm sido substituídas por inflação mais 6% ao ano, o que possibilita recuperar parte dos consumidores com quem havia realizado distratos. "Queremos aumentar a atratividade para os compradores novos e para os antigos se manterem clientes", afirma.

A Urbplan vem buscando também resolver pendências como as relacionadas a serviços de água e esgoto e as com os chamados "terreneiros", ou seja, os permutantes das glebas que são transformadas em lotes. O banco de terrenos da Urbplan corresponde ao Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 700 milhões. A loteadora pretende voltar a lançar empreendimentos quando os estoques forem reduzidos para um ano de vendas, o que é estimado para ocorrer em 2021.

Bastos diz estar otimista em relação ao mercado de loteamentos, mas afirma que o segmento terá impactos diferentes conforme quem for o próximo presidente da República. "O desenho muda, mas as duas soluções serão favoráveis ao segmento", diz o representante da Ivix.

Caso Jair Bolsonaro (PSL) seja vencedor do pleito, há expectativa de melhora do mercado "de cima para baixo", no entendimento do executivo, ou seja, começando por unidades voltadas para as rendas alta e média. Por outro lado, se o candidato petista, Fernando Haddad for eleito, loteamentos poderão ser incluídos no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, na avaliação de Bastos.

O plano de recuperação judicial da Urbplan foi apresentado em julho. Na ocasião, a empresa tinha passivos de R$ 495 milhões - R$ 348 milhões incluídos na recuperação e R$ 147 milhões em dívidas extraconcursais. A Justiça de São Paulo havia autorizado que a Urbplan apresentasse um único plano de recuperação para 50 empresas, mas liminar recente suspendeu a autorização da consolidação substancial. O mérito da ação ainda não foi julgado.

FONTE: INFOMONEY