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14/03/2019

Tenda prevê que até 30% das vendas do ano venham do Minha Casa 1,5

Em 2018, o segmento respondeu por 55% das vendas, e a faixa 2 ficou com a fatia de 45%

A faixa 1,5 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida vai responder por patamar entre 20% e 30% das vendas da Tenda neste ano, segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Renan Sanches.

Em 2018, o segmento respondeu por 55% das vendas, e a faixa 2 ficou com a fatia de 45%. A faixa 1,5 passou a ter mais restrições orçamentárias e limites por empreendimentos devido a mudanças de regras anunciadas pelo governo federal no fim de dezembro.

A maior concentração prevista de unidades na faixa 2 não demanda alteração nos projetos nem compra de terrenos para o segmento, mas mudança na forma de contratação com a Caixa Econômica Federal. A faixa 1,5 tem velocidade de vendas superior à da faixa 2 por ter mais subsídios, mas o produto é o mesmo.

A construtora está otimista em relação ao segmento de baixa renda, embora considere o cenário mais desafiador diante de aumento da concorrência por recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no médio e no longo prazos, devido à entrada de incorporadoras dos padrões médio e alto no segmento. Para 2019, a companhia projeta vendas líquidas de R$ 1,95 bilhão a R$ 2,15 bilhões, ante o valor de R$ 1,855 bilhão do ano passado.

“A Tenda tem conseguido melhorar seu desempenho por meio do ganho de participação de mercado. Temos um custo de construção competitivo, que permite preços de venda competitivos”, disse Sanches. O executivo ressalta que a penetração do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida nas regiões metropolitanas ainda é baixa e que o modelo de negócios da incorporadora “funciona muito bem”.

 

FONTE: VALOR ECONôMICO