Notícias

09/08/2018

Temer não vê problema em antecipar medidas de crédito imobiliário

De acordo com a fonte, representantes dos setores de construção e financeiro se reuniram, nesta quarta-feira, com Temer e com o BC para pleitear a antecipação, na prática, da mudança das regras para evitar que o mercado fique em compasso de espera das medidas e o fechamento de novos negócios seja postergado

SÃO PAULO  -  O presidente da República, Michel Temer, e representantes do Banco Central informaram nesta quarta-feira (8) ao setor de construção que não veem problemas na antecipação da entrada em vigor das mudanças nas regras de financiamento imobiliário, segundo fonte setorial. Anunciadas há uma semana, as medidas começarão a vigorar no dia 1º de janeiro de 2019.

De acordo com a fonte, representantes dos setores de construção e financeiro se reuniram, nesta quarta-feira, com Temer e com o BC para pleitear a antecipação, na prática, da mudança das regras para evitar que o mercado fique em compasso de espera das medidas e o fechamento de novos negócios seja postergado.

No pacote anunciado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), na semana passada, o governo concedeu aos bancos maior liberdade para indexação dos contratos e acabou com a destinação do funding da poupança para o Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Outra das principais mudanças foi a elevação do teto do valor dos imóveis que podem utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de R$ 950 mil para R$ 1,5 milhão nas grandes capitais.

"O aumento do limite do preço do imóvel que pode ser financiado com recursos do FGTS é muito positivo, mas, no curto prazo, as pessoas preferem esperar a entrada em vigor do novo teto para comprar uma unidade", afirmou a fonte.

FONTE: VALOR ECONôMICO