25/06/2020

Startups ajudam a formar novo perfil de profissional

Empresas qualificam corretores para capturar clientes e fechar negócio no ambiente digital

Nos últimos anos, as startups invadiram o mercado imobiliário. Primeiro com classificados on-line de imóveis e, mais recentemente, com plataformas digitais para compra, venda e aluguel de apartamentos e casas. Esses negócios trazem o discurso de não querer acabar com a intermediação feita pelo corretor, mas sim usar a tecnologia para facilitar a vida dos profissionais. Nos últimos meses, reforçaram a criação de conteúdos e treinamentos para o corretor.

Com 46 mil corretores cadastrados na plataforma, o Homer estimula a parceria entre os profissionais, troca que já ocorre de maneira informal entre os corretores autônomos no WhatsApp ou Facebook. Com a ajuda de algoritmos, a ferramenta faz a combinação entre o profissional que pretende vender um imóvel e o corretor que está atrás de um para um cliente.

“Um corretor que trabalha no interior de São Paulo com o segmento do Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, pode atender clientes de alto padrão por meio de parcerias. E vice-versa”, explica a engenheira de produção Lívia Rigueiral, CEO da startup, que resolveu montar em 2016, após trabalhar sete anos no mercado imobiliário.

Em maio, a empresa fez um evento on-line com participação de 1,2 mil corretores para discutir tecnologia, motivação e planejamento financeiro. “O corretor é um profissional autônomo, que recebe comissão, e precisa se organizar”, diz. Nas últimas semanas, a startup também fez lives, blog posts e e-books sobre técnicas de vendas e marketing digital para ajudar o corretor a captar clientes no digital.

O QuintoAndar lançou, no início de maio, duas linhas de crédito no valor total de R$ 4,5 milhões para apoiar os cerca de 1 mil corretores parceiros, além de fotógrafos e imobiliárias. Outra iniciativa da startup foi a criação de um botão no seu app chamado “Fale com o corretor”. “Fizemos treinamentos sobre a nova dinâmica de visita virtual e criamos uma página on-line para os corretores tirarem dúvidas”, conta Fernando Oporto, gerente de operações do QuintoAndar.

A InstaCasa, em operação desde 2017, apresenta a potenciais compradores de imóveis diversas opções de projetos de arquitetura, como uma espécie de “decorado” dos lotes de empreendimentos por meio de realidade aumentada. Nos últimos meses, a startup treinou, por videoconferência, grupos de corretores sobre como usar a plataforma de forma remota. “Replicamos no ambiente virtual a jornada do corretor, desde a entrada no estande até mostrar as maquetes”, conta o arquiteto Mauricio Carrer, CEO da InstaCasa, com 15 pessoas na equipe.