Notícias

23/08/2018

Stand: Fortaleza entre 7 capitais que tiveram alta em imóveis

O levantamento considera os valores nominais dos imóveis vendidos por meio de financiamento, o que gerou uma redução média no indicador total de 0,04%, após quatro meses de alta

Em julho, sete das nove capitais pesquisadas pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) tiveram elevação nos preços: Fortaleza (0,05%), São Paulo (0,01%), Belo Horizonte (0,02%), Recife (0,05%), Curitiba (0,06%), Goiânia (0,06%) e Salvador (0,18%). O levantamento considera os valores nominais dos imóveis vendidos por meio de financiamento, o que gerou uma redução média no indicador total de 0,04%, após quatro meses de alta. Há capitais em que o resultado foi puxado para baixo com preços finais menores dos financiamentos anotadas no Rio de Janeiro (-0,37%) e em Porto Alegre (-0,08%). No acumulado dos últimos 12 meses até julho, os preços no setor tiveram alta de 0,30%. O desempenho do mercado mostra, avaliando o estudo da Abecip, que a evolução dos preços dos imóveis residenciais no País segue em trajetória de lenta recuperação. Na visão da entidade, a frustração com relação ao ritmo da atividade econômica no 2º trimestre do ano teve impacto em variáveis fundamentais para o mercado imobiliário, como estabilização da taxa do desemprego em níveis elevados e crescimento moderado da renda.

Os brasileiros que comprarem imóveis do Minha Casa, Minha Vida (faixas 1,5; 2 e 3) podem contar, a partir de agora, com o Seguro Habitacional Mais Premiável, produto da Caixa Econômica que agrega vantagens do seguro habitacional (danos físicos ao imóvel e morte e invalidez permanente), do residencial (danos físicos ao conteúdo do imóvel) e do auxílio funeral em um único seguro. Além dessas coberturas, o produto prevê cesta básica para a família por até seis meses em caso de falecimento do cliente responsável pelo financiamento e oferece dois sorteios mensais, um de R$ 20 mil e outro de até R$ 350 mil.

Sem desperdício - Com a demanda mais frequente de aceleração dos prazos no cronograma das obras, o desenvolvimento de tecnologias otimizam o gerenciamento dos trabalhos. O BS Design, da BSPAR, emprega uma argamassa especial que possui maior tempo de durabilidade e, consequentemente, evita o desperdício de matéria-prima.

Estímulo e futuro - A manutenção da taxa de juros básicos em níveis mais baixos, além de esperadas novas medidas de estímulo ao crédito habitacional pelo setor empresarial, são elementos importantes e que devem desempenhar um papel na retomada do setor da construção. Entretanto, isso só ocorrerá em um ambiente futuro de menor incerteza.

Mercado - Corretores do mercado imobiliário de todo o Brasil irão debater os rumos do setor em Fortaleza. As inscrições para o 27º Congresso Nacional de Corretores de imóveis (Conaci) estão abertas. O evento transcorre de 4 a 6 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições são recebidas no portal www.conaci.com.br.

FONTE: DIáRIO DO NORDESTE