Notícias

28/09/2022

Setor imobiliário recupera o otimismo (Bloomberg)

O mercado imobiliário brasileiro, pressionado pelos juros elevados, antevê uma melhora nas expectativas para 2023

O mercado imobiliário brasileiro, pressionado pelos juros elevados, antevê uma melhora nas expectativas para 2023. A aposta na queda na taxa básica de juro (Selic), mantida em 13,75% ao ano pelo Banco Central na última semana, tem favorecido as ações de construtoras e incorporadoras na B3.

Para se ter uma ideia, o índice do setor (IMOB) acumula alta de 8,4% neste mês e de 7,25% no ano, versus um Ibovespa, principal referência da Bolsa, praticamente zerado no mês e com valorização de 4,55% em 2022.

Uma das incorporadoras que sustentam uma visão otimista para o setor é a Gafisa, uma das mais tradicionais do país e entre as maiores no segmento dedicado à alta renda.

“2023 vai ser melhor que 2022. Tivemos o aperto monetário e a guerra na Ucrânia. Ainda temos que entender como será o jogo político após a eleição, qual será a sinalização do novo ministro da Economia sobre o teto de gastos ou outra alternativa. Independentemente de quem vença, o Brasil terá de apresentar ao mercado algum nível de responsabilidade fiscal”, disse Henrique Blecher, recém-nomeado CEO da Gafisa, em entrevista à Bloomberg Línea.

 

Matéria publicada em 28/09/2022

FONTE: BLOOMBERG