Notícias

29/05/2020

Setor imobiliário busca validar protocolo de estandes para cidade de SP

Expectativa é que o município aceite as regras de reabertura já aprovadas pelo governo estadual

Representantes do mercado imobiliário vão se reunir, na segunda-feira, com a secretária municipal do Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, Aline Cardoso, para apresentar os protocolos sanitários de retomada das atividades do setor, nos estandes de vendas, já aprovados pelo governo estadual. No início da manhã de hoje, o Valor publicou que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, enviou, na noite de ontem, mensagem ao Secovi-SP, informando que, a partir de segunda-feira, a prefeitura apenas começaria a receber protocolos de reabertura para análise e aprovação.

O vice-presidente do Secovi-SP, Claudio Hermolin, tem a expectativa que os protocolos sejam aprovados na próxima semana.

“Não acredito que o município vá contestar um protocolo amplamente discutido com o Estado de São Paulo”, diz Hermolin.

Conforme autorizado, ontem, pelo governador, João Doria, os estandes de vendas poderão funcionar por quatro horas diárias, com 20% dos corretores e atendimento a uma família por vez. Na prática, de quatro a seis famílias serão atendidas por dia, segundo o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet.

Um ponto que ainda não está claro, para Jafet, é se o limite de uma família por vez refere-se ao apartamento decorado ou ao estande de vendas. “

No nosso entendimento, é possível haver duas mesas, no estande, distantes dez metros quadrados uma da outra”, diz o presidente do Secovi-SP.

Jafet diz ter “expectativa boa” em relação à retomada das atividades e ressalta que há muitos produtos destinados às classes média e alta que deixaram de ser visitados com a quarentena e voltarão a ser buscados. Há perspectiva também de retomada de lançamentos com esses perfis. Nos cálculos do Secovi-SP, houve represamento do valor geral de vendas (VGV) de R$ 2,8 bilhões, na capital paulista, de 16 de março a 15 de maio.

“O mercado imobiliário depende muito de confiança. A reabertura gradual dos estandes de vendas é um passo adiante neste novo normal que estamos vivendo e pode contribuir para a dinâmica do mercado. Quem estava em dúvida se comprava um imóvel pode se sentir mais confiante para tomar a decisão”, diz Hermolin.

Para o vice-presidente do Secovi-SP, se as vendas de maio se consolidarem, de fato, como melhores do que as de junho e se as de julho superarem as do próximo mês, as incorporadoras do segmento de médio e alto padrão devem retomar lançamentos a partir de agosto.

FONTE: VALOR ECONôMICO