Notícias

12/03/2021

Seis em cada 10 fundos imobiliários fecharam fevereiro no vermelho

Levantamento da Smartbrain mostra os fundos que deram mais retorno ao cotista no mês passado, no acumulado do ano e em 12 meses

A volatilidade se intensificou no mercado em fevereiro e prejudicou investimentos como os fundos imobiliários. Segundo levantamento da plataforma de consolidação de investimentos SamartBrain, dos fundos imobiliários (FII) que tiveram negociação mês passado, só 40% aproximadamente (ou 82 deles) registrou retornos positivos, com base em dados da B3.

Em fevereiro, o melhor desempenho foi do Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), com foco em títulos de crédito imobiliário, que apresentou rentabilidade de 11,37%, seguido pelo Multigestão Renda Comercial, de lajes corporativas, com uma valorização de 10,29%.

No mês passado, dos 82 que tiveram desempenhos positivos, a maioria, 74 FIIs performaram acima do Ifix (Índice de Fundos Imobiliários, referência do setor), que fechou o mês em 0,25%.

Acumulado do ano

De acordo com o levantamento da Smartbrain, no acumulado de 2021 até final de fevereiro, 86 FIIs ficaram no azul, o que representa 42% dos negociados no período. Os destaques foram o Ouro Verde Desenvolvimento Imobiliário (ORPD11), com um retorno de 19,66%, e o Socopa Fundo Imobiliário (REIT11), com 18,80% - ambos com foco em títulos de financiamento imobiliários. No ano, 74 FIIs ficaram acima do Ifix, que foi de 0,57% no acumulado dos dois primeiros meses.

Considerando a fase de pandemia, do início de março de 2020 até o final de fevereiro de 2021, 67 FIIs tiveram desempenhos positivos ou 37% dos que tiveram transações na B3.

As maiores rentabilidades foram do Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), uma alta de 58,78%, e do Novo Horizonte (NVHO11), FII do setor de hospitais sob a gestão da Genial Investimentos, que teve um retorno de 46,05%. Nesse período, o Ifix caiu 2,61%.

Segundo a SmartBrain, há muitas discrepâncias entre os FIIs na bolsa. Isso porque cada fundo imobiliário tem uma carteira de ativos diferente, assim como uma dinâmica de gestão específica. Alguns apresentam melhor consistência de resultados ao longo do tempo do que outros.

O levantamento considera as variações das cotas e os rendimentos - também chamados de dividendos - que são os aluguéis.

FONTE: VALOR ECONôMICO