Notícias

30/05/2023

Secretário de Habitação oficializa saída, e Republicanos pode romper com Nunes (Folha de S.Paulo)

Liderança paulista da sigla, João Farias tem criticado decreto que, segundo ele, beneficiaria empresa

Secretário municipal de Habitação, João Farias formalizou sua saída da Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (29), em reunião com Ricardo Nunes. Como revelou o Painel, Farias já havia avisado o prefeito de sua decisão na sexta-feira (26).

 

Ex-secretário-geral do Republicanos em São Paulo, Farias é uma das principais lideranças paulistas da sigla, que agora discute a possibilidade de se afastar da gestão de Nunes. Para a eleição de 2024, as alternativas de momento seriam apoiar Ricardo Salles (PL) ou lançar nome próprio.

 

A relação de Nunes com o União Brasil também atravessa turbulência. O presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, cacique do União, tem dito a aliados que Nunes irá descumprir um acordo que fechou com ele em 2020 de que ele indicaria o próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Município, com a aposentadoria de Maurício Faria.

O emedebista tem enviado recado em sentido contrário, de que nunca houve esse compromisso e que vai indicar um nome de sua preferência. A favorita é Marcela Arruda, atual secretária de Gestão.

Atualmente, sem Republicanos e União, aliados de Nunes projetam os apoios de MDB, PSD, PP.

 

Como revelou a coluna, Farias e o diretor-presidente da Cohab, João Cury, e o secretário de Governo, Edson Aparecido, têm divergido fortemente a respeito de um decreto ainda não publicado para desapropriação de uma área e construção de um projeto habitacional em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

 

Internamente, Farias tem dito que o decreto abriria as portas para que uma empresa específica mantivesse sua participação no programa habitacional Pode Entrar. Sem o decreto, a empresa seria desclassificada. Ele tem dito que o decreto tiraria a lisura do processo ao prejudicar as condições iguais de concorrência.

 

A área da habitação é considerada estratégica para Nunes, que aposta na construção de casas para alavancar suas chances de reeleição no ano que vem. 

FONTE: FOLHA DE S.PAULO