Notícias

30/08/2017

Secovi vê novo ciclo de avanço do mercado imobiliário em 2019 

A perspectiva é do economista-chefe do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Celso Petrucci.

O mercado imobiliário deve entrar em nova fase de crescimento a partir de 2019, sustentando pela perspectiva de oferta de crédito barato para construção e em meio a um cenário com taxa básica de juros em torno de 8% ao ano e inflação entre de 3% a 4%.

A perspectiva é do economista-chefe do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Celso Petrucci. "A nossa expectativa é que entremos em um novo ciclo de crescimento do mercado imobiliário a partir de 2019. Acredito que teremos um País em que não estamos acostumamos a trabalhar, com taxa de juros baixa e inflação sob controle", avaliou Petrucci, durante palestra na Convenção Secovi, que reúne empresários do setor. O economista alertou, entretanto, que o ciclo positivo só será possível se o País for capaz de reequilibrar as contas públicas.

O Secovi-SP trabalha com uma projeção de crescimento de 0,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) e inflação na casa de 3,5% em 2017. Para o ano que vem, a expectativa é de PIB de 2,8% e inflação de 4,2%. O mercado imobiliário, segundo Petrucci, encontra boa demanda por parte dos consumidores, mas o avanço nas vendas ainda é limitado pelo desemprego elevado, restrições bancárias e pouco recursos guardados nas cadernetas de poupança.

Petrucci reiterou a perspectiva de crescimento dos lançamentos e vendas de imóveis residenciais em torno de 5% a 10% na cidade de São Paulo em 2017, mas lembrou que muitas praças ainda enfrentam fortes dificuldades econômicas, como é o caso do Rio.

Sobre o preço dos imóveis novos ele conta que segue estabilizado, em termos nominais, desde 2014 - o que sugere uma desvalorização. No entanto, Petrucci ponderou isso se deu porque houve participação crescente na cidade de projetos cujos apartamentos têm área menor ou localização mais periférica, por consequência com preços menores.

FONTE: DCI