Notícias

15/09/2023

Rio Construção Summit reúne especialistas nacionais e internacionais para debater cenário da construção civil e tendências do setor (O Globo)

Evento, organizado pelo SindusconRio, é o maior já realizado no Brasil na área, que vive aquecimento com oferta de empregos

O Rio de Janeiro se prepara para receber o maior evento já realizado no Brasil no setor de construção: o Rio Construção Summit 2023. A expectativa é atrair cerca de 5 mil pessoas, entre empresários, profissionais de engenharia e arquitetura, representantes do poder público e estudantes, entre os dias 19 a 21 de setembro, no Píer Mauá, na Região Portuária do Rio, para discutir a indústria da construção e o mercado imobiliário.

 

Organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SindusconRio), o encontro vai reunir mais de 200 especialistas nacionais e internacionais para debater o atual cenário e as tendências mundiais do segmento, que se dividirão em quatro palcos simultâneos, compartilhando mais de 80 horas de conteúdo. A abertura do evento contará com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além dos prefeitos das cidades de Madri (Espanha) e Bogotá (Colômbia).

 

Durante três dias, líderes e instituições financeiras se reunirão para discutir a conjuntura atual da construção civil, perspectivas para o aumento da produtividade, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil. A inovação da indústria da construção, as principais tendências do setor e a geração de empregos também estarão em pauta. O evento vai oferecer uma experiência totalmente imersiva, promovendo rodadas de negócio e trocas entre os participantes.

 

Ao todo, serão dez mesas-redondas e uma oficina com conteúdo específico sobre inovação. Entre os diversos debatedores, estão Celso Pansera, presidente da Finep, Jerson Lima da Silva, presidente da Faperj, Mohamed Kassem, professor e pesquisador da NewCastle University, do Reino Unido, Guto Indio da Costa, designer da Indio da Costa A.U.D.T, e as presidentes do Sinduscon do Sul Fluminense e Caxias do Sul, Elisandra Cândido e Maria Inês Menegotto.

 

Presidente do SindusconRio, Claudio Hermolin destaca a importância do evento:

— É um evento de peso, que vai trazer para o Rio de Janeiro o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado imobiliário. Vamos falar sobre inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e apresentação de exemplos de sucesso, nacionais e internacionais, apresentados por palestrantes de renome que trarão muito conteúdo.

 

Diversidade de temas e palestrantes de renome

 

Entre os temas explorados durante o Rio Construção Summit 2023 estão: as perspectivas para o aumento da produtividade na construção; inovações que moldarão o futuro do setor; o papel dos setores público e privado na modernização da cadeia produtiva, e práticas relacionadas à qualificação profissional; além de saúde e segurança no trabalho. Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICOM), Cláudio Medeiros, Caio Magri, do Instituto Ethos, e Eduardo Toledo, professor da USP. Entre os convidados internacionais está o engenheiro Mohamad Kassem, da Newcastle University, da Inglaterra.

 

O evento também irá debater temas como a reforma tributária e seu impacto no setor da construção civil, o retrofit na produção imobiliária e como a construção pode apoiar a reindustrialização do Brasil.

 

O Rio Construção Summit 2023 é realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e tem o apoio estratégico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (Sinicon), da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Rio e da Prefeitura do Rio. 

FONTE: O GLOBO