Notícias

31/08/2022

QuintoAndar libera locação direta (Valor Econômico)

Plataforma passa a permitir que proprietário anuncie imóvel em seu site e feche contrato diretamente com o locatário, sem intermediação

O QuintoAndar lança nesta quarta-feira (31) a possibilidade de proprietários anunciarem seus imóveis para locação na plataforma e fecharem os contratos diretamente com os inquilinos, sem que a administração fique a cargo da proptech, como ocorre em seu modelo tradicional de aluguel.

 

Até o momento da assinatura do contrato, o serviço, chamado de “aluguel sem administração”, é igual ao modelo tradicional da proptech, explica Caio Oliveira, diretor de produto de aluguel. “O proprietário continua recebendo fotógrafo profissional para fazer as fotos e ajudamos no processo de precificação”, diz. As visitas ao imóvel também são agendadas pela internet e feitas por corretores parceiros.

 

O QuintoAndar fornece um modelo de contrato e, após a assinatura, faz a vistoria de entrada no imóvel e emite um relatório ao proprietário. Então, se retira da relação entre dono do imóvel e inquilino e só retorna em caso de inadimplência. “Passamos a bola para o proprietário, ele define a forma de pagamento e questões como reparos”, diz Oliveira.

 

Para esses casos, a plataforma vai funcionar como um portal de anúncios, mas sem cobrar pela listagem do imóvel. No entanto, será obrigatório que o inquilino contrate a “fiança simples” oferecida pelo QuintoAndar, um tipo de garantia locatícia, com valor que oscila segundo o preço do imóvel e a análise de crédito do locatário, feita pela proptech.

 

No modelo tradicional de locação, a empresa gere o contrato e os pedidos do inquilino, realiza a vistoria de saída, garante o pagamento do aluguel mesmo que o locatário atrase e oferece uma cobertura de até R$ 50 mil para danos ao imóvel. Tudo mediante uma taxa mensal de administração, que custa de 8,5% a 9% do aluguel.

 

Com a nova modalidade, a proptech espera aumentar seu portfólio de imóveis para locação. Atualmente, são 185 mil contratos sob gestão da empresa. Segundo a companhia, em 10 dias de testes do serviço, a quantidade de propriedades listadas aumentou 7%.

Oliveira afirma que o serviço, que facilita a realização de contratos diretos de aluguel entre locador e locatário, deve funcionar para quem prefere gerir seu próprio imóvel ou possui muitas propriedades alugadas e já tem ajuda para administrá-las, clientes que a proptech ainda não conseguia atrair.

 

Os imóveis disponíveis para locação direta ou tradicional vão aparecer nas mesmas listagens, mas serão diferenciados por um aviso, para que o possível locatário também faça sua escolha.

 

Matéria publicada em 31/08/2022

FONTE: VALOR ECONôMICO