Se os milionários voltaram a aplicar dinheiro na poupança no primeiro semestre, essa tendência deve se reverter nos próximos meses, com o acionamento do gatilho que reduz a rentabilidade da caderneta.
Em setembro, a queda da taxa básica de juros (Selic) de 9,25% para 8,25% ao ano acionou a regra que muda a remuneração da poupança. A caderneta, que rendia 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial), passou a ter ganho de 70% da Selic mais TR.
Na ponta do lápis, em setembro os depósitos com aniversário no 1º dia do mês renderam 0,5%. Em outubro, o ganho caiu para 0,469%.
"Quando a Selic está abaixo de 8,5%, os investimentos que remuneram percentuais maiores do CDI ficam mais atrativos, porque, em tese, a poupança estaria rendendo 70% do CDI e fica mais punitiva", afirma Francisco Levy, diretor da Planejar.
O pequeno investidor, no entanto, ainda pode considerar a caderneta de poupança vantajosa. Isso porque ele tem acesso a opções menos rentáveis na renda fixa.
Nos grandes bancos, a remuneração de CDBs (título emitido por bancos) é baixa, ou então o investidor precisa pagar taxa de administração elevada nos fundos que permitem aplicações de valores menores.
"O investidor tem que fazer conta e considerar o imposto, que come boa parcela da rentabilidade", diz Levy.