O mercado imobiliário de luxo não foi impactado pela desaceleração da economia anunciada no País. Prova disso é o sucesso de vendas de dois projetos da incorporadora CFL, que antes mesmo de colocar os produtos no mercado já vendeu uma série de apartamentos de alto padrão, em fase de construção, com valores que giram em torno de R$ 12 mil a R$ 16 mil por metro privativo. São imóveis de aproximadamente R$ 7 milhões a R$ 8 milhões, com área de 400 a 700 metros, localizados no bairro Três Figueiras e na região do Parque Germânia. Nos planos da empresa, que é uma das maiores do ramo da região Sul, ainda há um terceiro edifício, a ser erguido no bairro Bela Vista até 2019, com unidades de mais de 500 m2 de área privativa.
Com mais capacidade de ampliar valor ao longo do tempo, os produtos de luxo são verdadeiros "filões" a serem explorados por incorporadoras, pelo fato de sofrerem menos oscilações de mercado, explica o diretor-presidente da CFL, Luciano Bocorny Correa. Nesta quinta-feira, ele palestrou sobre Desafios e oportunidades do mercado imobiliário - a busca pela diferenciação em produtos imobiliários de maior valor agregado, em evento da ADVB-RS. "Este é um segmento menos suscetível à crise, porque depende menos de financiamento e condições de pagamento." De acordo com Correa, Porto Alegre e Florianópolis são mercados em potencial para estes produtos, chamados "de exceção", não somente pela restrição e exclusividade dos projetos, mas também pela renda e desenvolvimento das duas cidades, que permite respostas comerciais positivas.
"É difícil repor este tipo de imóvel, porque há pouca disponibilidade de terrenos em bairros nobres, o que gera um desafio para o mercado, que tem sido pautado mais pela oferta do que pela demanda", afirma. Para possibilitar o empreendimento projetado para o bairro Bela Vista, a CFL precisou adquirir cinco terrenos, que somam 3 mil m2. O projeto Las Piedras, que deve ser entregue ainda neste ano no bairro Três Figueiras, foi pensando no conceito de mansões suspensas: todos os apartamentos terão piscina, com vistas para área verde (praça).
Segundo Correa, é preciso cada vez mais inovar em projetos do gênero (com pé-direito duplo e triplo e apartamentos amplos), de acordo com as tendências no mundo inteiro. "Nosso cliente está cada vez mais atualizado, global e exigente." Para ele, as maiores oportunidades que o mercado residencial apresenta atualmente são os apartamentos de luxo, nas regiões consagradas e perto dos escritórios e locais de trabalho. "Na parte comercial, acreditamos muito em áreas corporativas amplas, em vias consagradas, pois é o tipo de produto que falta em Porto Alegre e Florianópolis." Também o conceito Triple A em empreendimentos comerciais, com alto nível em tecnologia, segurança, arquitetura, conforto, é uma aposta válida. Correa afirma que a tendência neste segmento é apresentar projetos com serviços e conveniências corporativas completas.