Por Lais Godinho
A maioria dos pequenos investidores considera mais atrativos os ativos com rendimento igual ou superior ao CDI, superando a preferência pela poupança. O dado é de um levantamento realizado pelo Mercado Pago.
Para 52% dos entrevistados, investimentos com rendimento igual ou superior ao CDI são os mais atraentes, ante 28% que ainda preferem a poupança. Além disso, 63% têm o hábito de revisar seus investimentos semanalmente, enquanto 20% dizem fazer isso raramente ou nunca.
Segundo o Mercado Pago, a mudança de comportamento está diretamente relacionada à digitalização dos serviços financeiros e ao maior interesse dos pequenos investidores em entender o funcionamento do mercado.
“A combinação entre maior acesso à informação e ferramentas simples tem impulsionado uma nova fase de consciência financeira no país. Vemos um consumidor com mais autonomia, que começa a tomar decisões com base em critérios de rendimento e eficiência”, diz Ignácio Estivariz, vice-presidente de banco digital do Mercado Pago.
O levantamento, realizado nos dias 6 e 7 de maio, ouviu 24.432 pessoas de todas as regiões do Brasil.